Outros

Workshop discute demandas de pesquisa e transferência de tecnologia para a horticultura mato grossense

Maior produtor e exportador de grãos do país, Mato Grosso vive uma realidade diferente quando se refere à fruticultura e olericultura


Publicado em: 28/08/2012 às 17:00hs

Workshop discute demandas de pesquisa e transferência de tecnologia para a horticultura mato grossense

Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), o estado precisa trazer de outros locais  de 67% das frutas e 42,7% dos legumes e verduras que consome.

Dificuldades de produção devido às condições climáticas, poucas cultivares adaptadas à região, falta de tecnificação dos produtores e deficiência na assistência técnica são algumas das causas desta dependência de produtos de outros estados. Ainda segundo a Sedraf, a dependência de Mato Grosso chega a superar 80 mil toneladas de frutas e 43 mil toneladas de legumes e verduras todos os anos.

Para debater este problema e as principais dificuldades enfrentadas nestas cadeias produtivas, a Embrapa Agrossilvipastoril promove nesta quarta e quinta-feira, em Sinop (MT), o I Workshop de Horticultura. O evento, que já conta com todas as vagas preenchidas, reunirá pesquisadores, técnicos, agrônomos, extensionistas, professores e estudantes que discutirão as principais demandas para pesquisa e transferência de tecnologia no estado.

Durante o Workshop haverá palestras com diferentes temas envolvendo a produção de frutas e olerícolas, a transferência de tecnologia, a produção integrada, visão da indústria, visão dos produtores, mercado, entre outros. Haverá ainda a formação de grupos de discussão para a prospecção de demandas de pesquisa e transferência de tecnologia para o estado de Mato Grosso.

Segundo o coordenador do Workshop e pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril, Flávio Fernandes Júnior, um ponto importante do evento será a formação dos grupos de trabalho, pois assim espera-se criar demandas para o desenvolvimento de pesquisas interinstitucionais no estado.

O I Workshop de Horticultura conta com apoio da Fapemat e Mundial Agrícola e com parceria da Unemat, UFMT, Empaer, Universidade Federal de Viçosa, Coopernova e Carpelo.

Fonte: Embrapa Agrossilvipastoril

◄ Leia outras notícias