Publicado em: 26/10/2012 às 17:40hs
Durante o evento, a garotada conheceu mais sobre o setor agro brasileiro e o papel da sociedade para o desenvolvimento e futuro do nosso país. "É uma atividade cultural importantíssima para gerar uma mudança de atitude. E é disso que precisamos - que o aluno e sua família contribuam com um meio ambiente mais sustentável", destaca Loreni Martinelli Ferri, professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental 19 de Novembro.
Durante o evento, promovido pela ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal) e pela "3 Tentos", com o apoio do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e da Secretária de Educação de Santa Barbara do Sul, e parceria das empresas Dow, FMC e Basf, estiveram presentes o ANDEFINO, mascote oficial da ANDEF e o Olimpio, personagem símbolo das campanhas educativas do inpEV. "Nosso objetivo é levar informação sobre a importância do trabalho no campo e a nossa responsabilidade com as gerações futuras. Hoje nos preocupamos com a produção dos alimentos porque os estudos mostram que a demanda irá aumentar. Então precisamos nos preparar: ter profissionais adequados para trabalharem com a nossa agricultura, promovendo a sustentabilidade, seja com o bom uso da água, plantio direto etc.", declara José Annes Marinho, gerente de educação da ANDEF que ficou satisfeito com o sucesso do evento realizado pela primeira vez no Brasil. "Tivemos um número alto de participantes e isso nos deixa confiantes de que estamos no caminho certo. Agregamos trabalho em um dia descontraído e diferente".
Com direito a pipoca e guaraná, os alunos puderam ver de perto experimentos com a cultura de trigo e aprenderam sobre o trabalho do produtor rural e das indústrias. Foram cinco estações que abordaram temas desde segurança alimentar, como: qualidade e demanda de alimentos, manejo, aplicação, tecnologia, desenvolvimento do mercado e destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas.
"A iniciativa está aprovada. Os alunos interagiram e brincaram. Agora, quando voltarem para a sala de aula, precisarão debater sobre o tema, escrever redação e responder questionários. Eles precisam ser cobrados pelo conhecimento e pela mudança de atitude", conclui a professora.
Fonte: Alfapress Comunicações
◄ Leia outras notícias