Publicado em: 11/10/2012 às 16:30hs
A Topseed Premium, linha de sementes inovadoras da Agristar com alto potencial genético e qualidade fisiológica diferenciada acaba de lançar no mercado uma cultivar de tomate que tem se destacado nas propriedades do estado de Goiás. Trata-se do tomate híbrido Predador.
A alta sanidade, qualidade de fruto e principalmente a resistência ao Geminivírus e ao Vira Cabeça são algumas das características do tomate tipo cáqui que tem agradado os produtores de todo o Brasil, principalmente os que possuem propriedades no estado de Goiás.
Para o produtor Evandro da Silva Leme, que cultiva tomate na cidade de Catalão (GO) os resultados obtidos com a cultivar superam os as demais variedades produzidas em sua propriedade, que possui cerca de 350 mil pés de tomate. “Iniciamos os testes com o Predador com apenas 10 mil pés, mas com os resultados obtidos a ideia é plantar 200 mil pés da cultivar em 2013”, explica ele.
De acordo com o produtor Adair Baldoino Ribeiro, produtor da cidade de Goianápolis (GO) o tomate Predador se destaca não só pela resistência a viroses da cultura, mais também por ser o mais produtivo do mercado e por ter frutos firmes, ideais para o transporte para qualquer região do país.
“Inicialmente plantei apenas mil pés em minha propriedade, mas a boa qualidade do produto e principalmente a coloração dos frutos me agradaram muito. Para o ano que vem pretendo plantar a área total com o Predador. Para 2013 pretendo ter 50 mil pés de Predador em minha lavoura”, afirma ele.
Segundo Evandro a cultivar apresenta crescimento de frutos acima das demais e tem agradado não só os agricultores da região, como também os compradores de tomate. “Os frutos do Predador são muito grandes, com cor bonita, o que agrada o mercado e acaba animando os compradores de tomate. A resistência as viroses e o desenvolvimento do produto até o ponteiro também chamaram a atenção dos meus vizinhos. Até hoje, nunca vi alguma cultivar com resultados tão positivos. Estou muito animado com os resultados do produto na minha lavoura”, finaliza o produtor.
Fonte: Attuale Comunicação
◄ Leia outras notícias