Publicado em: 24/08/2012 às 17:10hs
"Com a segurança alimentar de volta à agenda agrícola internacional, e a mudança climática aumentando as incertezas de chuva, é uma hora oportuna para reconsiderar os investimentos relacionados à agricultura irrigada", disse o estudo nesta sexta-feira (24).
A tecnologia de irrigação em pequena escala, como bombas motorizadas e mangueiras para acessar o lençol de água, pode custar 250 dólares ou mais a um dono de uma pequena propriedade na África subsaariana, mas pode melhorar a produtividade da safra entre 75 e 275 por cento, disse o relatório.
"Os fatores estão trabalhando para mover potencialmente o mundo para outra crise alimentar, como a de 2007/2008, estimulada pela seca nos Estados Unidos e o início tardio das monções do sul asiático", disse Colin Chartres, diretor geral do IWMI em entrevista.
"Se houver mais investimento na irrigação de pequena escala, significa que a oferta de alimentos nesses países será mais segura. Não vai substituir a necessidade por safras de cereais básicos, mas dá aos produtores maior segurança contra a crise alimentar."
A irrigação de pequena escala normalmente cobre áreas com menos de 2 hectares. Produtores iniciam a financiam equipamentos de irrigação individualmente ou em pequenos grupos, e usam tecnologias de baixo custo, como baldes, regadores e bombas.
Fonte: Reuters
◄ Leia outras notícias