Publicado em: 12/04/2012 às 10:00hs
Os produtores de Mato Grosso já compraram grande parte dos insumos agrícolas que serão utilizados no cultivo da soja que começa a ser plantada na segunda quinzena de setembro deste ano.
Segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Mato-grossense Economia Agropecuária (Imea), os agricultores até o final do mês passado compraram 70% dos fertilizantes (ante 68% em igual período do ano passado; 72% das sementes (ante 66% em março do ano passado) e 65% dos defensivos agrícolas (ante 52% há um ano).
Os dados foram divulgados pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), durante coletiva de apresentação do Circuito Aprosoja, evento que em sua sétima edição começa amanhã em Cuiabá, com palestra do especialista André Pessôa, sócio-diretor da Agroconsult.
O diretor técnico da Aprosoja/MT, Luiz Nery Ribas, explica que neste ano o circuito será realizado em 27 cidades e deve contar com 3.500 participantes. O destaque deste ano, além de informações sobre o planejamento da próxima safra, é a questão da sucessão familiar.
O Imea confirmou a produção de 21,37 milhões de toneladas de soja em 2011/12, volume 830 mil toneladas inferior ao estimado em dezembro do ano passado. Segundo Ribas, as perdas foram provocadas por alta incidência da ferrugem asiática, diminuição da luminosidade, dificuldades na colheita, atrasos nos tratos culturais e desconto no preço por causa da perda de qualidade dos grãos.
Fonte: Agência Estado
◄ Leia outras notícias