Publicado em: 08/11/2012 às 21:00hs
Os agricultores mineiros apostam na possibilidade de bons negócios com a soja que estão cultivando na safra 2012/2013. De acordo com o segundo levantamento de intenção de plantio divulgado pela (Conab) nesta quinta-feira (08/11), a produção do grão no Estado deve alcançar 3,3 milhões de toneladas, volume 8,6% superior ao registrado na safra anterior. Para a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a nova estimativa confirma que os produtores acreditam numa boa cotação da soja nos mercados interno e externo.
O superintendente de Política e Economia Agrícola da Seapa, João Ricardo Albanez, observa que, além do aumento da área plantada com soja nas lavouras do Estado nesta safra (1,1 mil hectares ou expansão de 8,1%), há evidências também de intensificação dos investimentos em tecnologia, pois a produtividade aumentou, conforme o estudo da Conab, alcançando a média de 3 toneladas por hectare.
Minas acompanha a tendência de vários Estados no aumento de produção de soja. O Brasil pode alcançar uma safra de 81 milhões de toneladas e conquistar a condição de maior produtor mundial, desbancando os Estados Unidos e respondendo por 30,6% de todo o grão colhido.
A produção de sorgo em Minas também apresenta expansão. De acordo com a Conab, a colheita do grão pode alcançar 453,1 mil toneladas, um volume 2,1% superior ao registrado no período anterior. A previsão de crescimento tem por base o aumento da procura por sorgo para atender à demanda das indústrias que utilizam o produto como complemento do milho na fabricação de ração. “Este aspecto é reforçado pelo cenário atual em que o milho alcança alta cotação no mercado interno”, explica o superintendente.
Para o feijão, a estimativa é de uma produção de até 673,6 mil toneladas nas lavouras de Minas. O volume, segundo Albanez, será 2,1% superior ao registrado na safra 2011/2012.
No caso do amendoim, a estimativa é de aumento de 3,3% na produção, que pode atingir 9,3 mil toneladas.
O estudo da Conab apresenta também estimativas expressivas para a mamona cultivada em Minas. A produção deve aumentar 33,3%, pois a previsão é de colheita de até 2,8 mil toneladas. Esses resultados devem ser atribuídos principalmente a um expressivo aumento de produtividade de 35,5%, sendo o rendimento de uma tonelada por hectare.
Em Minas e no Brasil, a demanda de insumos para a produção de grãos confirma o interesse dos agricultores em buscar índices mais altos de produtividade. Levantamento realizado pela Associação Nacional para Difusão do Adubo (Anda) mostra que, no período de janeiro a setembro de 2012, as vendas do setor, no país, alcançaram 21,2 milhões de toneladas, volume 4,1% superior ao de idêntico período do ano passado.
Safra mineira de grãos 2012/2013
Fonte: SEAPA MG - Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
◄ Leia outras notícias