Publicado em: 15/08/2012 às 08:10hs
Nos dias 25 e 26 de agosto, a cidade de São Miguel Arcanjo (SP) recebe o projeto Cultivida, iniciativa da IHARA que visa proporcionar melhorias à saúde dos trabalhadores rurais.
Nos dois dias do evento, serão realizadas ações para conscientizar a população quanto ao uso correto dos agroquímicos, dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e treinamento dos agentes de saúde em relação ao tema.
No sábado, dia 25, agentes e profissionais da saúde da região participam de um treinamento ministrado pelo médico da Unicamp, Dr. Angelo Trapé, cujo foco está na orientação sobre monitoramentos, diagnósticos e encaminhamentos no caso do manuseio incorreto dos agroquímicos.
Já no domingo, dia 26, os produtores rurais e seus familiares participam do "Cultivando a Saúde", um dia dedicado à educação e saúde do trabalhador rural, da mulher e da criança. Serão realizadas palestras com orientações de saúde e para aplicação de boas práticas agrícolas, além de atividades culturais.
Os eventos contam com a participação da Prefeitura Municipal de São Miguel Arcanjo, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, revendas e parceira da IHARA, que está auxiliando na realização do projeto na cidade de São Miguel Arcanjo. "O Município é de uma região produtora de uvas, caqui, ameixa, nêspera, hortaliças, cereais, além de diversas outras culturas e o Cultivida é uma grande oportunidade de passarmos para a comunidade rural instruções sobre as boas práticas agrícolas, além mostrarmos não só para eles, mas também para suas famílias e para a sociedade, os benefícios que a proteção de cultivos nos traz. Estamos muito felizes por nossa região ter sido escolhida pelo Cultivida", afirma o secretário da Agricultura de São Miguel Arcanjo, Roberto Furuya.
Sobre o Cultivida
O Cultivida é um projeto de visibilidade nacional que envolve uma ação conjunta com a sociedade para disseminar as boas práticas agrícolas que incluem o manuseio e a utilização correta dos agroquímicos no campo. Conta com a participação ativa da Academia, da sociedade, de autoridades e do Ministério da Agricultura, além da IHARA, que está investindo R$ 2,8 milhões nesse projeto.
O projeto tem cinco anos de duração e prevê a realização de eventos nas principais regiões agrícolas do Brasil, alcançando cerca de 30 mil famílias.
A primeira edição do Cultivida foi realizada em março na cidade de Guaraciaba do Norte (CE), com a participação de mais de mil pessoas. O projeto passou por mais quatro cidades: Mossoró/RN, Bezzeros/PE, Jacobina/BA e Irecê/BA
Mais informações: www.ihara.com.br.
Fonte: MCO Comunicação Empresarial Ltda
◄ Leia outras notícias