Outros

Sistema que gera palhada aumenta produtividade da soja

O 16º Dia de Campo Agro Norte, que será realizado no próximo dia 14, em Sinop, apresenta aos produtores rurais um sistema de produção que sugere o plantio de soja seguido do cultivo do milheto ou Pé de Galinha


Publicado em: 12/04/2012 às 08:50hs

Sistema que gera palhada aumenta produtividade da soja

Conforme a engenheira agrônoma e a pesquisadora da Agro Norte, Fabiana Fava, o principal objetivo da técnica é a produção de palhada, que disponibiliza grande quantidade de biomassa para a soja.

“O sistema preconiza o plantio da cultura principal no mês de outubro, no caso a soja, em cima de uma cobertura de solo formada com milheto ANM 17 ou pé de galinha ANpg 207 que serão cultivados em março. A palhada gerada por esses dois produtos proporciona aumento na produtividade da soja, devido à melhoria na estruturação física em função do sistema radicular e aumento do teor de matéria orgânica, interferindo em longo prazo nas culturas subsequentes”, informou.

O ANM17 possui um ciclo de 83 dias e o Pé de Galinha ANpg 207 (gramínea desenvolvida pela Agro Norte) ciclo de 92 dias. O plantio de ambos poderá ser realizado após a colheita da oleaginosa, no período entre a segunda quinzena de fevereiro e a segunda quinzena de março.

A rotação de culturas é uma das ferramentas mais importantes e utilizadas na solução de problemas como a degradação física, química e biológica do solo e na queda de produtividade de lavouras, gerada pela monocultura.

“O ANM 17 apresenta elevado índice de reciclagem de nutrientes, gerando benefícios ao solo. Além desse fator, a gramínea ainda apresenta vantagens como alta tolerância à seca, ampla adaptação, dupla aptidão [grão e massa], boa produção de massa seca com média de 18 toneladas por hectare, boa produção de massa verde com 42,5 toneladas por hectare, grande capacidade de perfilhamento, alto valor proteico na alimentação animal e boa palatabilidade e digestibilidade”, acrescentou Fabiana.

Segundo a agrônoma e a pesquisadora da Agro Norte, Joana Amaral, o Pé de Galinha ANpg 207 segue a mesma linha do milheto e se revela um importante aliado na recuperação do solo, funcionando como uma espécie de arado biológico. A cultura também é apropriada para entrar no sistema de integração agricultura-pecuária.

Entre as vantagens apresentadas pelo ANpg 207, Joana aponta que está o bom desenvolvimento inicial, impedindo o crescimento de plantas invasoras e sistema radicular agressivo e volumoso, fator que melhora a estrutura física do solo.

“O pé de galinha é um material muito produtivo em termos de grão, com alto teor de proteína, muito bom para fabricação de ração, com volume de biomassa extraordinário, alta palatabilidade para equinos e também bovinos. O produto ainda é tolerante à seca, possui também dupla aptidão e efeito alelopático, ou seja, libera sobre as plantas invasoras uma substância que inibe o seu desenvolvimento, fazendo uma limpeza da área e economizando no manejo de herbicidas”, declarou Joana

O 16º Dia de Campo Agro Norte, começa a partir das 07h30 e será realizado na sede da empresa localizada na BR 163, Km 841, saída para Alta Floresta. Serão apresentados Sistemas de Produção desenvolvidos pela Agro Norte para dar sustentabilidade à agricultura.

Fonte: Só Notícias

◄ Leia outras notícias