Outros

Sistema de Produção apresenta dois plantios de soja e milheto na mesma safra

Durante o 16º Dia de Campo Agro Norte, que será realizado em 14 de abril, em Sinop (MT), os produtores receberão informações sobre o sistema de produção que intercala dois plantios de soja com milheto na mesma safra


Publicado em: 10/04/2012 às 11:00hs

Sistema de Produção apresenta dois plantios de soja e milheto na mesma safra

A técnica desenvolvida pela Agro Norte Pesquisa e Sementes propõe o plantio de soja no mês de outubro e primeira colheita da oleaginosa em janeiro.

“Neste sistema o plantio da primeira safra com variedade de soja de ciclo curto é realizado no início de outubro e a colheita feita no começo de janeiro. Em seguida entramos com o plantio do milheto, que será dessecado no início de fevereiro e, logo na sequência o produtor efetua o plantio da soja precoce na segunda safra”, explicou o gerente de produção de semente da Agro Norte, Pedro Maronezzi.

Nos últimos anos a agricultura brasileira passou por transformações que resultaram na migração de grandes culturas das regiões Sul e Sudeste, principalmente para a região Centro Oeste. Neste processo, em estados como Mato Grosso as áreas abertas deram lugar às culturas de arroz e soja.

A expansão também resultou em problemas referentes ao monocultivo, sobretudo na cultura da soja, com o surgimento de doenças e namatóides. A solução para o problema veio por meio de métodos que intercalam o plantio de duas ou mais culturas.

Neste cenário, se encaixam os sistemas de produção da Agro Norte, resultado de pesquisas desenvolvidas ao longo de 15 anos. Os métodos da empresa buscam atender as necessidades do mercado nacional e internacional e do produtor, aliando desenvolvimento econômico a técnicas que fomentam a sustentabilidade no campo, fatores que geram inúmeros benefícios aos agricultores.

“Entre as vantagens do plantio de soja intercalado com o milheto estão maior lucratividade, aproveitamento de mão de obra, maquinário, infraestrutura, liquidez do produto o ano todo, colheita com pouca umidade e baixo custo”, informou o gerente de produção de semente da Agro Norte.

Dentro deste sistema de produção, o ciclo gira em torno de 90 dias, para as duas culturas. De acordo com Maronezzi, o plantio do milheto logo na sequência em que a soja é retirada da lavoura fortalece o solo, que será cultivado novamente com a oleaginosa na segunda safra.

“O plantio do milheto resulta na reciclagem de nutrientes do solo, boa palhada e controle de ervas daninhas. Esse intervalo entre as safras é necessário para o controle de pragas e doenças”, acrescentou.

O 16º Dia de Campo Agro Norte, começa a partir das 07h30 e será realizado na sede da empresa localizada na BR 163, Km 841, saída para Alta Floresta.

Confira os sistemas de produção que serão apresentados:

  • Estação 01: Sistemas de Produção Agro Norte (Matriz de Desenvolvimento)
  • Estação 02: Sistema de Produção: soja outubro/milheto janeiro/soja fevereiro
  • Estação 03: Sistema de Produção: arroz outubro e feijão fevereiro
  • Estação 04: Sistema de Produção: soja outubro/milheto e/ou pé de galinha março
  • Estação 05: Sistema de Produção: arroz outubro e soja fevereiro
  • Estação 06: Sistema de Produção: soja outubro e arroz janeiro
  • Estação 07: Mulheres do Campo: Sistema de Produção, Pesquisa e Desenvolvimento de novas cultivares e qualidade de grão do arroz e feijão

Fonte: Black & White Comunicação

◄ Leia outras notícias