Publicado em: 23/03/2012 às 11:50hs
Segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ricardo Martins, a intenção é mostrar aos agricultores que os silos secadores de alvenaria são uma boa alternativa para a pequena propriedade, em função do baixo custo e da qualidade do grão armazenado.
O silo secador instalado na Expoagro foi construído a partir de um projeto feito pela Emater/RS-Ascar, com a intenção de otimizar o sistema de aeração para, com um baixo consumo de energia elétrica, atender às necessidades das propriedades rurais. Existem projetos também para silos de 250, 500 e 1000 sacos de grãos.
A construção é simples e pode ser feita a partir de materiais e mão de obra encontrados nas propriedades rurais. A secagem se processa por meio da passagem de ar natural pelos grãos, realizadas com ajuda de ventiladores. O ar não aquecido retira a umidade dos grãos de forma menos agressiva, evitando perda de qualidade nos grãos durante o processo de secagem.
Com este silo secador, numa mesma estrutura, se tem o processo de secagem dos grãos e seu armazenamento, permitindo monitorar, interferir e corrigir problemas na armazenagem, quando necessário, através da aeração dos grãos. Os silos secadores de pequeno porte podem ser uma boa alternativa para diminuição das perdas pós-colheita e manutenção da qualidade dos grãos até seu consumo.
Ricardo ressalta que os silos de alvenaria têm como vantagem o custo mais baixo do que os metálicos, secagem a temperatura ambiente e a baixo custo, melhor preço na hora da venda em função da qualidade dos grãos e a capacidade de negociação com o mercado para vender no momento em que a cotação estiver mais alta.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias