Publicado em: 21/01/2013 às 14:10hs
A Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) repassou 32 toneladas de arroz e 107 toneladas de milho para as 10 regionais da secretaria, que começaram a distribuição em dezembro e início de janeiro nos polos produtores. A colheita começará em abril, um trabalho feito em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e prefeituras locais.
Em maio serão distribuídas 350 toneladas de sementes de feijão caupi, especialmente para o nordeste do Estado, região de maior produção. As sementes têm elevado padrão genético, e foram adquiridas pela Sagri de fornecedores credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Essa é a contribuição do governo para o aumento da produção qualificada de grãos no Estado.
No ano passado, o Pará produziu 1.209.299 toneladas de grãos, entre arroz, feijão, milho e soja, 103.574 toneladas a mais que em 2011. A cultura que mais cresceu foi a soja, com uma variação de 16,81%, seguida pela de arroz, com 10,26%. Os maiores produtores de grãos do Estado são os polos da Região de Integração do Rio Capim, que incluem Paragominas, Dom Eliseu e Ulianópolis, e os do oeste paraense, em Santarém e Belterra.
Fonte: Agência Pará
◄ Leia outras notícias