Publicado em: 26/11/2012 às 09:30hs
Fungicida Aproach® Prima é ferramenta estratégica no controle da ferrugem asiática, doença que traz prejuízos se não controlada preventivamente
A saga do sojicultor Alan Juliani na atividade agrícola, e seu sucesso como produtor após a chegada à cidade baiana de São Desidério, são temas centrais do programa de tevê DuPont Colheita Farta deste sábado (24), às 9h00, no Canal Rural. Produzido em parceria com a DuPont Produtos Agrícolas, o episódio resume as várias escolhas certas que a família Juliani fez para ser bem-sucedida no cultivo da oleaginosa na Bahia.
Tudo começou com o pai e o tio de Alan, Arnaldo e Armando Juliani, respectivamente, que deixaram o Rio Grande do Sul na década de 1980 rumo à então longínqua São Desidério, no oeste da Bahia, atualmente posicionada entre as regiões agrícolas mais produtivas do Brasil.
Nos dias de hoje, conta Alan, a família mantém uma área plantada de 5 mil hectares de soja, e espera produzir a média de 75 sacas por hectare na safra de verão que será colhida em março de 2013.
“Enfrentamos várias dificuldades. Faltavam, por exemplo, recursos financeiros, pois os bancos não emprestavam aos agricultores como acontece hoje”, explica Alan. Ele lembra ainda da falta d’água que desafiava aquela região nos primórdios da sojicultura. “Havia somente o rio, e nenhuma possibilidade de perfurar poços artesianos. A saída era colher água da chuva e reutilizá-la para tudo”, recorda Tânia Juliani, a mãe de Alan.
Alan revela ainda que uma de suas principais estratégias para manter a propriedade produtiva safra após safra concentra-se na escolha certa do fungicida empregado no controle da ferrugem da soja. “A aplicação correta é decisiva na obtenção de bons resultados”, assinala o produtor. Alan Juliani usa o produto Aproach® Prima, da DuPont.
De acordo com o gerente de fungicidas da DuPont, Roberto Castro, Aproach® Prima é um insumo de alta performance na prevenção dessa doença e seu uso ajuda no alcance do máximo potencial produtivo da semente de soja.
Concebido pela DuPont e pelo Canal Rural, o projeto DuPont Colheita Farta TV é inovador na mídia especializada. Revela aspectos decisivos que marcam o dia a dia no campo – dos desafios e dificuldades até as conquistas, estratégias empregadas no enfrentamento de entraves climáticos, doenças, pragas e das oscilações do mercado internacional de commodities.
O programa DuPont Colheita Farta TV é reprisado aos sábados, às 13h30 e domingos, às 9h.
Sobre a DuPont Produtos Agrícolas
A DuPont tem uma longa história de descobertas científicas e inovações que melhoraram a vida de bilhões de pessoas pelo mundo. Hoje, trabalhamos com mais pessoas e em mais lugares do que antes. Porque acreditamos que as respostas para os maiores desafios enfrentados pela humanidade podem ser encontradas através da inovação. Através do trabalho em conjunto com universidades, governos, empresas e organizações, podemos encontrar novas e melhores formas de fornecer alimento, energia e proteção necessários para uma população em constante crescimento. Na DuPont, é assim que trabalhamos melhor: lado a lado, aplicando nosso vasto conhecimento científico para solucionar problemas complexos pelo mundo afora. Isto significa trabalhar em um “colaboratório”. Estamos convidando o mundo todo.
Juntos, podemos alimentar o mundo
A cada sete pessoas no mundo, uma dorme com fome todas as noites. Por isso, garantir uma alimentação nutritiva e saudável para todos é um dos principais desafios do nosso tempo. A DuPont destina 60% dos seus investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento para que não falte alimento neste mundo em constante crescimento. Trabalhando ao lado de agricultores e produtores, ajudamos na redução de perdas desenvolvendo diversas embalagens que permitem o transporte de alimentos sem se deteriorar. Com este foco em levar mais alimentos saudáveis para mais pessoas, a DuPont contribui para o desenvolvimento e o crescimento econômico de diversos países no mundo.
Segurança e saúde no campo
A DuPont desenvolve 4 projetos especiais voltados ao uso correto e seguro de defensivos agrícolas, sob a plataforma Segurança e Saúde no Campo: DuPont na Escola, DuPont Mulheres no Campo, DuPont Natureza e DuPont na Universidade. Todos têm, também, objetivo de difundir boas práticas agrícolas. Cerca de 700 mil agricultores e profissionais rurais já foram treinados nos últimos anos. A DuPont é parceira do inpEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias -, uma entidade sem fins lucrativos que representa a indústria em sua responsabilidade de destinar embalagens vazias para reciclagem.
Fonte: DuPont Produtos Agrícolas/Brasil - Assessoria de Imprensa
◄ Leia outras notícias