Outros

RJ: Secretaria da Agricultura destaca oportunidades do setor no Estado

Promover o desenvolvimento rural sustentável, a partir da vocação do Estado do Rio para a produção socioambientalmente adequada, tem sido um dos focos da secretaria de Agricultura, através do Programa Rio Rural


Publicado em: 30/11/2012 às 13:40hs

RJ: Secretaria da Agricultura destaca oportunidades do setor no Estado

Com financiamento do Banco Mundial, que envolve recursos de mais de US$ 100 milhões, estamos incentivando a recuperação de áreas degradadas, adequando o manejo hídrico, reorientando o sistema produtivo e apoiando a comercialização, entre outras ações.

A sustentabilidade tornou-se um importante pilar para o segmento". A afirmação foi feita pelo secretário da pasta, Alberto Mofati, ao participar, ontem (27), do painel: Oportunidades Regionais, durante o 13º Congresso de Agribusiness da SNA, na Confederação Nacional do Comércio, no Centro do Rio.

Na ocasião, Mofati falou sobre o apoio do governo do estado através da implementação de diversos programas visando o fortalecimento dos setores lácteo, cafeeiro, orgânico, da agroindústria familiar, de bioenergia e do complexo hortifruti.

Essas são características do Rio de Janeiro e as oportunidades de negócio no setor agropecuário estão disponíveis. Vivemos um momento de mudanças, com o crescimento industrial e a realização de grandes eventos, mas que também alcança o setor produtivo. Parcerias com órgãos como a Faperj e a Agência de Fomento do Estado, com linhas de crédito para investimentos no setor, por exemplo, estão contribuindo para alavancar atividades - finalizou.

O congresso de Agribusiness, aberto nesta segunda-feira (26) pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, Antônio Alvarenga, o secretário Alberto Mofati, representando o governador Sérgio Cabral, o embaixador Flávio Perri e o presidente da ABAG, Luiz Carlos Correia, entre outras autoridades ligadas ao setor.

Na ocasião, a ministra criticou a “falsa dicotomia” entre meio ambiente e produção agrícola, esclarecendo que são duas áreas intimamente relacionadas. Ela também falou sobre o Cadastro Ambiental Rural com base em dados digitalizados, o mapeamento da situação da terra através de imagens de satélite e a aprovação do Código Florestal para definir critérios de sustentabilidade.

Temos que modernizar a gestão ambiental, porque que essa questão veio para ficar. Quem trabalha nesse setor sabe que as atividades de pecuária ou agricultura dependem fortemente dos recursos naturais e ganha-se mais protegendo o meio ambiente - disse a ministra.

Fonte: Governo do Rio de Janeiro

◄ Leia outras notícias