Publicado em: 19/10/2012 às 12:10hs
Em sua primeira estimativa para a temporada 2013/14, a consultoria francesa Strategie Grains disse nesta quinta-feira esperar que a semeadura de oleaginosas na União Europeia aumente fortemente, após as perdas na área de colza afetada pelo clima no ano passado, enquanto a área de grãos deve ter queda.
A consultoria projetou que a área total de oleaginosas da UE deve aumentar em 500 mil hectares, ou 4,4 por cento, para 11,8 milhões de hectares.
Para os grãos, a estimativa de área total em 2013/14 é de queda de 0,6 por cento, para 56,1 milhões de hectares, uma vez que a forte perda na semeadura de safras de primavera (queda de 8 por cento para a cevada de primavera e queda de 2,5 por cento para o milho) não deve ser compensada por uma maior semeadura de grãos de inverno (alta de 2,5 por cento para o trigo soft e de 2 por cento para a cevada de inverno).
A semeadura de safras de primavera foi particularmente grande em 2012/13 após a ressemeadura de campos afetados por um rigoroso inverno.
A consultoria destacou que as estimativas estão sujeitas a um alto grau de variação durante as próximas semanas e meses, dependendo das condições climáticas, mudanças nos preços de grãos e custos de produção.
Fonte: Reuters
◄ Leia outras notícias