Publicado em: 16/01/2012 às 18:30hs
O foco da expedição neste primeiro trecho, que percorrerá até o dia 25 o Mato Grosso, sudoeste de Goiás e norte do Mato Grosso do Sul, serão as lavouras de soja precoce. Em mais um ano a Aprosoja é parceira do rally e técnicos da entidade acompanham a expedição pelas lavouras do estado.
Nessas regiões foi dada a largada da colheita de soja na semana passada e os primeiros relatos apontam produtividades excelentes, segundo Marcos Rubin, coordenador da Equipe 1.
A equipe avaliará, entre outros aspectos da produção, espaçamento entre plantas, população de plantas, peso, número e umidade de grãos, ocorrência de pragas e doenças. Prosseguirá com testes de transgenia para ambas as culturas, análise de solo, avaliação do plantio direto na palhada e monitoramento de perda nas lavouras recém-colhidas ou em processo de colheita.
Além disso, o Rally avaliará as condições das estradas brasileiras, fechando, assim, uma radiografia da safra brasileira.
Maior produtor de soja do país, o Mato Grosso pode atingir uma produção de 22,34 milhões de toneladas, volume 9% maior que a safra passada, segundo estimativa pré-rally feita pela Agroconsult, realizadora do evento. A perspectiva para a produção nacional é de 73,5 milhões de toneladas, 2% menos em relação à safra 10/11.
Já na cultura do milho, entre os três estados percorridos pela Equipe 1, Goiás deverá atingir uma safra de 3,90 milhões de toneladas, segundo a mesma estimativa. O esperado para a produção nacional é 36,5 milhões de toneladas, o que significa um aumento de 2% em relação à safra passada, porém uma redução de 9% sobre os números levantados em dezembro.
Roteiro:
Equipe 1 Soja Precoce Centro-Oeste
Fonte: Globo Rural Online
◄ Leia outras notícias