Publicado em: 04/02/2013 às 09:10hs
Cerca de 120 pessoas participaram nesta quinta-feira (31) da 1ª etapa do Rally Ceagro/Expedição Safra Gazeta do Povo do ciclo 2012/13. Um comboio formado por 25 carros percorreu lavouras de soja entre os municípios de Canarana e Querência, no Mato Grosso, onde produtores, técnicos e outros representantes da cadeia produtiva conheceram tecnologias que estão sendo testadas e utilizadas no campo.
O evento, que tem um formato dinâmico de dia de campo itinerante, foi promovido no Vale do Araguaia, uma das novas fronteiras agrícolas do Brasil e que hoje cultiva cerca de um milhão de hectares de grãos e tem potencial para outros três milhões, incluindo áreas degradadas de pastagem.
Os participantes puderam assistir a minipalestras realizadas nas próprias lavouras. “O Rally é a oportunidade de fazer o caminho inverso da informação. Não conversamos com a cadeia produtiva dentro de uma sala, mas na própria lavoura para que seja possível observar resultados práticos”, comenta Giovani Ferreira, coordenador da Expedição Safra e gerente de Agronegócio da Gazeta do Povo.
Safrinha
Um dos destaques da programação foi a apresentação de novas cultivares desenvolvidas especialmente para o estado do Mato Grosso com a intenção de possibilitar o cultivo da safrinha de milho. Entre as variedades apresentadas aos produtores estavam a Raça e o Desafio, da Brasmax, que estão sendo testadas no Vale do Araguaia, em áreas experimentais, e que atingiram tetos de produção de até 105 sacas por hectare.
As novas cultivares precoces vêm ao encontro do interesse dos produtores da região que estão cada vez mais investindo no milho de inverno, tendência que se fortaleceu nos últimos três anos. Só no município de Querência, a área da safrinha deve chegar a 70 mil hectares este ano, mais do que o dobro do ciclo passado. “A área só não será maior por causa da estiagem que a região enfrentou na época do plantio da soja e que acabou atrasando toda a produção”, explica José Rodolfo, coordenador de mercado da Ceagro/Los Grobo.
Em toda a região do Vale do Araguaia, entre Barra do Garça e Vila Rica, a empresa estima que sejam plantados 300 mil hectares, enquanto no ano passado foram cultivados 100 mil hectares. O impulso se deve, segundo Antônio Campli Neto, gerente da Ceagro no Mato Grosso, à quebra da safra americana de grãos por causa da estiagem e aos bons preços do produto no mercado. “Outra situação que facilitou a produção de milho de inverno na região foi a melhora no transporte e armazenagem do grão. Há cinco anos não havia nenhuma estrutura por aqui, a situação está começando a mudar”, comenta.
O produtor Célio Polatto, que começou a plantar o milho safrinha no ano passado, aumentou a área de cultivo em 150%, passando de 100 hectares para 250 hectares no ciclo 2012/13. Ele explica que o milho de inverno acaba melhorando a qualidade do solo para o plantio da soja, além de trazer uma renda extra para a propriedade. “A safrinha viabiliza o negócio e hoje já é possível investir porque tem como armazenar e negociar na região”, esclarece.
Na propriedade de Edmar Witter, a safrinha também vem ganhando um espaço considerável. Esse ano serão cultivados 300 hectares, 220 a mais do que na safra anterior. Segundo Eduardo Witter, um dos filhos do produtor, o milho é uma forma de otimizar toda área da fazenda. ”É um bom negócio porque estaríamos parados nessa época, sem produzir nada e sem renda extra”, comenta.
Novas etapas
O Rally é resultado da parceria entre o Agronegócio Gazeta do Povo e a Ceagro grupo Losgrobo e tem foco no desenvolvimento tecnológico e sustentável do agronegócio brasileiro. A iniciativa conjunta abrange as regiões Centro-Oeste e Centro-Norte do país, onde estão as grandes fronteiras agrícolas do Brasil, e prevê a realização de quatro eventos técnicos (dias de campo) ao longo da temporada.
Ao todo, cerca de 400 agricultores devem acompanhar os roteiros neste ano. Em fevereiro, o Rally será realizado no dia 19 em Goiatuba (GO), dia 22 em Gurupi (TO) e no dia 28 em Balsas (MA) e Bom Jesus (PI).
Sobre a Expedição Safra Gazeta do Povo
Na estrada desde o ciclo 2006/07, a Expedição Safra Gazeta do Povo realiza um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. A sondagem periódica ocorre em 14 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai e Argentina. Para ampliar a discussão de mercado, nas últimas duas safras os técnicos e jornalistas estenderam o trabalho de campo com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França) e China. E nesta temporada desembarca na Índia. Desenvolvida pelo Agronegócio Gazeta do Povo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), na edição 2012/13 a Expedição conta com apoio técnico da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Toyota e apoio institucional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com patrocínio do grupo Ceagro/LosGrobo, Governo do Paraná, New Holland, Caixa, UPL/DVA, Intacta RR2 PRO e Seara. Mais informações: www.expedicaosafra.com.br.
Fonte: CNC COMUNICAÇÃO
◄ Leia outras notícias