Outros

Qualificação diminuirá perdas na safra 2013

Quem trafega pelas rodovias do médio-norte de Mato Grosso percebe o desperdício de milho e a dificuldade enfrentada pelos produtores para o armazenamento adequado do grão devido à supersafra


Publicado em: 03/09/2012 às 18:30hs

Qualificação diminuirá perdas na safra 2013

Nos dias 22 e 23, durante visita a Sorriso, o palestrante Fábio Chaddad, participou do Seminário de Cooperativismo, e durante discurso, alertou os participantes quanto à situação. “De Cuiabá até aqui, eu nunca vi tanto milho jogado fora. O negócio está tão bom assim? Gente, vamos acordar e sair do berço esplêndido”, enfatizou.

De acordo com o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, a associação conta com o programa de Perdas Pós-Colheita, que une os trabalhos da Universidade de Illionois, dos Estados Unidos, Embrapa e a Universidade de Viçosa/MG.

O objetivo é reduzir o desperdício em lavouras de milho, trigo e oleaginosas. “Mas, nós realizamos a ação a partir da colheita, pois a má regulagem das máquinas também gera prejuízo. Primeiro, vamos detectar a quantidade das perdas, que previamente, foi dimensionada em 7%, o que acho um exagero”, destacou.

Após a análise, a Aprosoja apresentará soluções a partir de treinamentos, qualificações, cursos para aprimoramento da colheita, transporte e armazenagem. “O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) será acionado para nos ajudar nas qualificações em todos os elos da cadeia”. Em contraponto, o superintendente do Senar, Tiago Mattosinho, revela que há deficit de trabalhadores treinados no estado na área de mecanização agrícola.

“Um dos principais entraves que encontramos atualmente no agronegócio é mão de obra qualificada. Para suprir essa deficiência, faremos um trabalho contínuo de credenciamento de novos instrutores”, disse.

Para o gerente de Planejamento da Aprosoja, Cid Sanches, ainda não existe cálculos precisos sobre o desperdício desde a colheita até a chegada dos grãos no porto.

“Nós financiamos dois testes de metodologia na colheita do milho em Sinop. A Unemat estudou as perdas na colheita e a UFMT analisou o desperdício durante o transporte até o armazém.” O resultado da pesquisa será apresentado no mês de outubro em workshop realizado pela Embrapa.

No dia 3 de setembro, o Sindicato Rural de Vera, a 480 km da capital, o Senar promove o curso de manutenção e regulagem de colheitadeiras de grãos. Já no dia 9, quem receberá a qualificação serão os trabalhadores de Alto Garças, a 357 km de Cuiabá.

Interessados em trabalhar como instrutores devem se cadastrar pelo site www.sistemafamato.org.br/senar e ser apto a instruir trabalhadores de máquinas agrícolas.

Fonte: Folha do Estado

◄ Leia outras notícias