Outros

Práticas inteligentes para Olericultura são apresentadas no Rural Show

Grande geradora de emprego na propriedade rural familiar, a Olericultura faz parte das temáticas que estão sendo abordadas na edição 2012 do Rural Show, que aconteceu até 1º de julho, em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul


Publicado em: 02/07/2012 às 07:30hs

Práticas inteligentes para Olericultura são apresentadas no Rural Show

Estão sendo mostradas na feira pela EMATER/RS – ASCAR e pela Agropiá formas eficientes de produzir e manejar as olerícolas (verduras e leguminosas), que, atualmente, garantem uma receita muito elevada em pequenas áreas quando conduzidas com eficiência e tecnologias adequadas. Confira:

Sistema de compostagem laminar

O composto formado por três camadas (palha + esterco + palha) vira adubo orgânico utilizando a água da chuva e a umidade.

Diferente do que acontecia no passado, o adubo orgânico não é levado até as olerícolas. Neste formato, as olerícolas são plantadas no próprio local onde o composto é produzido.  

Assista ao vídeo em: http://youtu.be/8aSn8N0szyk

Irrigação para olerícolas por gotejamento

É feita através da captação da água da cisterna, que reaproveita a água da chuva.

Através desse sistema também é realizada a “fertirrigação”: fertilização durante a irrigação. O biofertilizante utilizado é orgânico, e feito com esterco e água.

Assista ao vídeo em: http://youtu.be/MIub5eF_G3o

Cultivo protegido

São criados túneis com plástico para proteger as olerícolas. A plasticultura armazena o calor do sol durante o dia para as verduras e leguminosas utilizarem durante a noite, não sofrendo estresse com as temperaturas.

No passado, os túneis possuíam entre 50cm e 60cm de altura. Atualmente, a sugestão é de que possuam entre 80cm e 1m e 40 cm, para dar mais espaço e também evitar que o sol queime a olerícola.

Assista ao vídeo em: http://youtu.be/TsDCKy76knk

Cultivo de olerícolas hidropônicas e semi-hidropônicas

Estão sendo mostrados dois sistemas de produção: hidropônico, no qual a raiz só entra em contato com a água, e o semi-hidropônico, no qual a raiz entra em contato com o solo, que é um substrato produzido em um “sleb”, espécie de saco plástico que contem também um tubo gotejador com água e adubação balanceada.

Hidropônicas Semi-hidropônicas

Ambos fazem uso sustentável da água de irrigação, e suas vantagens são diversas, como: menor custo de mão de obra, redução no uso de defensivos agrícolas e maior qualidade de produção.

Assista aos vídeo em: - Hidropônicas:
http://youtu.be/jXlHlSsKoxw  Semi-hidropônicas:http://youtu.be/62uG4tD2X-I

O Rural Show 2012 tem como tema principal “Dinâmicas, Negócios e Tecnologias – Valorizando a Agricultura Familiar e o Cooperativismo”. O evento é organizado pela Cooperativa Piá, Emater / ASCAR RS, Sicredi Pioneira e Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis.

Fonte: Insider2 Comunicação Corporativa

◄ Leia outras notícias