Outros

Propriedades finalistas do III Prêmio Produzindo Certo

Conheça as quatro propriedades de Mato Grosso e uma da Bahia que estão participando da fase final da disputa


Publicado em: 05/12/2012 às 13:50hs

Propriedades finalistas do III Prêmio Produzindo Certo

Realizado pela Aliança da Terra, com objetivo de valorizar os produtores rurais brasileiros que tem investido na melhor gestão ambiental de suas áreas, a cerimônia do III Prêmio Produzindo Certo ocorrerá no próximo dia 6 de dezembro, na cidade de Sorriso, no Estado de Mato Grosso. Em novembro foram conhecidas as cinco propriedades finalistas cujos proprietários, participantes do Cadastro de Compromisso Socioambiental, demonstraram as melhores taxas de desenvolvimento socioambiental dentre um grupo de mais de 450 propriedades concorrentes. Quatro delas são do Estado do Mato Grosso e apenas uma é da Bahia. Conheça as características gerais e pontos positivos de todas as concorrentes ao Prêmio.

Fazenda Macaré - Proprietários - José Marcolini Junior e Outros. Com uma Área total de 41.963 ha, ela está localizada no município de Querência – Mato Grosso e é membro do Cadastro de Compromisso Socioambiental (CCS) desde 2007. Tem como atividades principais a agricultura e o manejo florestal. Alguns destaques da Fazenda Macaré são: 92% de vegetação nativa remanescente; 100% das APPs preservadas; nenhum ponto de erosão identificado na propriedade; e participa do Projeto Carbono no Xingu desde 2008.

Fazenda Campo Aberto - Proprietária - Agrifirma Campo Aberto Agropecuária Ltda. Com uma Área total de 6.099 ha, ela está localizada no município de Barreiras – Bahia e é membro do CCS desde 2011. Tem como atividade principal a agricultura. Alguns destaques da Fazenda Campo Aberto são: possuir um vasto sistema de irrigação para produção agrícola; ter investido na adequação ambiental de seus três tanques de combustível e do lavajato no último ano; empregar mais de 100 pessoas, oferecendo excelentes condições de trabalho a todos; e realizar a coleta seletiva de seus resíduos sólidos.

Fazenda San Martin - Proprietária – Brookfield Agriculture Group. Com uma Área total de 30.373 ha, ela está localizada no município de Bom Jesus do Araguaia – Mato Grosso e é membro do CCS desde 2008. Tem como atividades principais a agricultura e a pecuária. Alguns destaques da Fazenda San Martin são: recuperação de 30 ha de APP nos últimos 2 anos; não ter apresentado nenhum foco de calor nos últimos 3 anos; e fazer parte de projetos como o Inventário da Avifauna da Aliança da Terra e Projeto Saúde no Campo.

Fazenda São Francisco
- Proprietários – Flávio e Gisele Turquino. Com uma Área total de 9.641 ha, ela está localizada no município de Feliz Natal – Mato Grosso e é membro do CCS desde 2011. Tem como atividade principal a agricultura. Alguns destaques da propriedade são: nenhum ponto de erosão identificado na propriedade; a disposição de sua vegetação nativa favorece a manutenção da biodiversidade; 100% das APPs preservadas; e foi construído um bom relacionamento entre o proprietário e seu parceiro (arrendatário), seus colaboradores (funcionários) e a comunidade de entorno.

Fazenda Santa Anastácia / Lagoa Vermelha - Proprietários – Argino e Leoclides Bedin. Com uma Área total de 13.993 ha, ela está localizada no município de Sorriso – Mato Grosso e é membro do CCS desde 2011. Tem como atividade principal a agricultura. Alguns destaques da propriedade são: Grande preocupação com a saúde e bem-estar dos funcionários; possuir bebedouros artificiais, reduzindo o impacto do gado nos córregos da propriedade; manutenção dos aceiros e presença de equipamento de combate a incêndios; e possuir mais de 99% das APPs preservadas.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo email comunicacao@aliancadaterra.org.br ou pelo telefone (62) 3945-6300. Inscrições gratuitas, mas vagas limitadas! Garanta a sua!

Fonte: Kasane Comunicação

◄ Leia outras notícias