Publicado em: 10/08/2012 às 18:00hs
“Os agricultores recebem informações e trocam experiências de higiene da ordenha, equipamentos, construções adequadas de salas de ordenha, cuidados com o leite ordenhado, sanidade dos animais, além de tecnologias de limpeza. Tudo de uma forma simples, com baixo custo e alta eficiência”, explica o assistente técnico regional e médico veterinário da Emater/RS-Ascar, Jorge Lunardi.
No local, ocorrem também oficinas permanentes de uso de plantas medicinais em animais. Na Casa do Leite, estão dispostos cenários que remetem às diversas etapas da produção do leite: criação da terneira, ambiente, alimentação, ordenha, equipamentos e comercialização.
Pode ser conferida também parte das mais de mil receitas caseiras disponibilizadas pela Emater/RS-Ascar para prevenir e tratar 50 doenças animais, entre elas, controle de mastite, células somáticas, leite ácido, problemas infecciosos e carrapatos. Os remédios são produzidos a partir de mais de 200 ervas e plantas medicinais, usadas na forma seca ou verde, além de compor as formulações de produtos caseiros. “Por meio do resgate da sabedoria popular, aliado ao conhecimento técnico, conseguimos receitas de baixo custo e de fácil manuseio como de detergentes, sabão, desinfetante, pomada e tintura”, destaca a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, na região de Santa Rosa, Vanessa Gnoatto.
Também há espaço para orientar acerca da homeopatia animal. “A homeopatia permite preservar a saúde animal, bem como a saúde dos agricultores que fazem o manejo”, destaca Lunardi.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias