Outros

Projetos de irrigação de Goiás foram discutidos em Brasília

Os trâmites burocráticos dos projetos de irrigação em Flores de Goiás, Três Barras e Luís Alves do Araguaia foram temas de reunião realizada no início dessa semana


Publicado em: 14/11/2012 às 18:50hs

Projetos de irrigação de Goiás foram discutidos em Brasília

O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro), Antônio Flávio Camilo de Lima, acompanhado do superintendente de Irrigação, Alécio Maróstica, foi recebido em audiência na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. A conversa foi com os assessores Idailson Vilas Boas Macêdo e Regina Célia Daibes da Silva, da Subchefia de Assuntos Federativos.

Os assessores se mostraram dispostos a ajudar o Governo de Goiás no acompanhamento destes projetos. “Temos uma recomendação expressa da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, para dar todo o apoio a estas demandas", assegurou Macêdo. Eles também se inteiraram dos contratos de irrigação conveniados com o governo federal de Flores de Goiás, Luís Alves e Cristalina. Discutiram, também assuntos sobre barragens, licenças ambientais e a gestão dos projetos.

Para o titular da Seagro, “os entraves burocráticos que impediam os projetos de avançar ou serem concluídos agora estão bem encaminhados”. Segundo ele, a boa gestão dos projetos agradou os assessores, que mostraram interesse em resolver quaisquer pendências. "Foi uma surpresa muito positiva com o andamento e gestão dos projetos. É necessária a boa gestão, além do investimento financeiro."

Goiás tem hoje, aproximadamente, 300 mil hectares irrigados, totalizando sete mil projetos em uma área estimada em 250 mil hectares. O Projeto Irrigante, trabalho que tem por meta mapear todas as regiões hoje dotadas com irrigantes no Estado, está em plena atividade. “O nosso desafio maior é a capacitação, para que estes irrigantes possam assumir estes projetos, adotando um sistema de gestão mais eficiente”, lembrou Maróstica.

Entre as atribuições da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República estão acompanhar a situação social e política dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, além de dar atenção ao desenvolvimento das ações no âmbito das unidades da federação e, sobretudo, gerenciar informações, promovendo estudos e elaboração de propostas e recomendações que possibilitem o aperfeiçoamento do pacto federativo.

Fonte: Goiás Agora

◄ Leia outras notícias