Outros

Projeto de Irrigação São João estimula produção no Tocantins

No céu azul do Tocantins não há uma nuvem ou sequer previsão de chuva para a região, mas a água corre abundante na propriedade do agricultor Carlos Cícero Matias


Publicado em: 20/08/2012 às 08:05hs

Projeto de Irrigação São João estimula produção no Tocantins

Ele é um dos beneficiados pelo Projeto de Irrigação São João, área rural do município de Porto Nacional, a 30 km de Palmas. A água chegou há cerca de um mês, com o funcionamento de duas novas etapas do projeto, a SJ3 (para pequenos produtores) e a SJ8 (empresarial). Atualmente, 143 propriedades do Assentamento Córrego Prata, onde o projeto está instalado, já contam com a água captada no reservatório da Usina Luís Eduardo Magalhães.

“Eu gastava muito tempo e tinha mais mão de obra para molhar tudo. Agora molho todos os canteiros de forma rápida, basta ligar o registro e a água chega”, declara Matias. Ele, que utiliza o sistema de microaspersão, produz hortaliças, como alface, cheiro verde, couve, rúcula e tomate. A comercialização dos produtos é feita em supermercados e feiras da Capital. A partir de agora, a previsão é de ampliação da área plantada. “Quero plantar mudas de bananas. Já estou trabalhando a terra para isso”, conta.

No lote da empresa MCG, no SJ8, a previsão é que até dezembro seja feita a colheita dos primeiros exemplares de abacaxi plantados em uma área de 65 hectares, são mais de um milhão e meio de pés. “A chegada da água, há cerca de dois meses, possibilitou um desenvolvimento melhor da cultura. A nossa intenção é colher e exportar toda a produção”, explica o gerente da propriedade, José Ferreira da Silva. A empresa, que adquiriu lote por meio de uma das licitações abertas, instalou-se no projeto há 11 meses e emprega diretamente seis pessoas.

Nas etapas do projeto, aonde a água chegou primeiro, já há o que colher. O agricultor Manoel Farias da Silva, mais conhecido como Manelinho, mantém cerca de três hectares plantados com banana nanica e prata, e ainda cultiva quiabo, maxixe e melancia.

Na propriedade de Antônio Vieira da Silva, o carro chefe é o milho, que ele pretende vender ainda verde nas feiras de Palmas. “Esta irrigação é coisa de primeira. É um sistema muito bom, digno de primeiro mundo. Dá ânimo de plantar, cultivar e morar aqui”, comenta.

Captação

A captação da água do lago para irrigação se dá através de um canal de chamada que a conduz até uma estação de bombeamento, a qual coloca a vazão necessária em dois canais secundários que a distribui em dez setores de irrigação. Cada setor possui uma estação de pressurização que conduz a água até os lotes por uma rede de distribuição (tubulação enterrada). Já nas propriedades a água é distribuída pelos sistemas de gotejamento e microaspersão.

O diretor geral de Irrigação e Drenagem da Seagro – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Diego Fernandes Cavalcante, explica que a previsão é que a irrigação chegue a todos os lotes do projeto, total de 366, com a conclusão dos processos de licitação. “Faltam dois setores, o SJ1 e o SJ2, onde estão localizados os lotes que estão sendo licitados nesta etapa. Com a finalização do processo, iremos concluir também o ligamento das estações”, explica.

O diretor comenta ainda que os irrigantes devem preservar os kits recebidos, já que os mesmos não são repostos. “Aqueles que venderem estes materiais, como mangueiras e microaspersores, poderão ser responsabilizados”, explica Cavalcante, acrescentando ainda que é preciso cuidar para que as queimadas, que atingem muitas propriedades neste período, não danifiquem estes kits, essenciais para irrigação. “O produtor assina um termo de cessão de uso e responsabilidade, e deve então preservar este material.”

 Licitação 

Empresas e pequenos produtores interessados em adquirir lotes no projeto de irrigação São João podem participar do processo de licitação que está aberto. O prazo para a modalidade pequeno produtor acaba nesta sexta-feira, dia 17, às 14h30, enquanto que para as empresas na segunda-feira, dia 20, às 9 horas. Os editais de licitação estão disponíveis nos sites do Diário Oficial do Estado e da Seplan – Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública. Estão sendo licitados 13 lotes para pequenos produtores (8 a 10 ha) e 11 empresariais (20 a 80 ha). As propostas deverão ser entregues em envelopes lacrados até as referidas datas e horários.

 Investimentos 

A previsão do Governo do Estado, por meio da Seagro - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, é investir neste ano mais R$ 136 milhões na conclusão dos cinco projetos de irrigação que mantém no Estado, dentre eles o São João.

Fonte: Assessoria de Comunicação Seagro/TO

◄ Leia outras notícias