Outros

Programa Global de Nutrição irá revitalizar os esforços na América Latina e Caribe

Os países da América Latina e Caribe (ALC) estão prestes a serem beneficiados por um esforço renovado para melhorar a nutrição e a saúde pública


Publicado em: 16/05/2012 às 07:30hs

Programa Global de Nutrição irá revitalizar os esforços na América Latina e Caribe

O AgroSalud, um programa que vinha desenvolvendo culturas de alimentos básicos mais nutritivos para a ALC, acaba de ser integrado ao HarvestPlus.

O HarvestPlus é um programa internacional que investe na biofortificação de culturas básicas para garantir a maior oferta de vitaminas e minerais na dieta básica das populações mais pobres e que estão sujeitas a fome oculta que é capaz de causar danos irreversíveis à saúde. O programa faz parte do CGIAR (Grupo Consultivo sobre Pesquisa Agrícola Internacional) que está sob a coordenação do CIAT (Centro Internacional de Agriculttura Tropical) e do IFPRI (Instituto Internacional de Pesquisa de Políticas de Alimentação).

"A integração do AgroSalud ao HarvestPlus nos permite expandir e alinhar a biofortificação na ALC com os nossos programas na África subsaariana e no sul da Ásia, tornando  o HarvestPlus um programa global  para melhorar a nutrição das populações", disse  Diretor  do HarvestPlus, Howarth Bouis.

Marília Nutti, pesquisadora da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), lidera o BioFORT (www.biofort.com.br) no Brasil e agora também vai coordenar o programa de biofortificação na  ALC. Marília  construiu no BioFORT uma rede de 150 parceiros ligados a 11 unidades de pesquisa da Embrapa mais universidades, órgãos estaduais, prefeituras, ONGs e associações de agricultores. 

Dez cultivares com maiores teores de ferro, zinco e betacaroteno  foram lançadas no Brasil nos últimos 10 anos. Entre elas estão cultivares de mandioca, batata-doce, feijão, feijão caupi, arroz e milho e que estão chegando às comunidades rurais graças ao empenho de parceiros que realizam a interface  entre a pesquisa e o campo.

"Temos o prazer de apoiar Marília Nutti nesta nova posição", disse Pedro Antônio Arraes Pereira, presidente da Embrapa. "Estamos confiantes de que sob sua liderança, o HarvestPlus será capaz de reproduzir em toda a América Latina e Caribe  o sucesso  que alcançamos no Brasil”.

Marília deverá concentrar sua atenção na Guatemala, Haiti e Nicarágua, pois estes apresentam populações com alguns dos mais altos índices de deficiência em  vitaminas e minerais na região. O Panamá, cujo o governo já apoia a biofortificação, também será beneficiado pelos esforços renovados.

Em consonância com o HarvestPlus, o programa na ALC focará o melhoramento genético de cultivos da dieta báscia da população e a avaliação do impacto nutricional junto ao público-alvo. O Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), que coordenava o Programa AgroSalud, continuará a ser um parceiro importante para o HarvestPlus na ALC.

Fonte: Embrapa Agroindústria de Alimentos

◄ Leia outras notícias