Publicado em: 13/04/2012 às 12:00hs
A Topseed Premium, líder no mercado nacional de sementes de alto potencial genético tem desenvolvido junto a alguns produtores sua linha de produtos “especialidades”, com cultivares diferenciadas de tomates, que se destacam pelo sabor e formato.
Entre elas está o Tomate Grape Mascot F1, que se destaca por seus frutos de coloração vermelho intenso, alto brix (teor de açúcares no fruto), frutos adocicados, sabor diferenciado, uniformes e firmes (menos água) e formato de uva, que valoriza a decoração de pratos e saladas. Possui elevada produtividade e resistência a Fol, TMV e Vd.
"Produtos diferenciados e que agradam o paladar são cada dia mais procurados pelos consumidores brasileiros. Quando comparadas ao tomate comum, essas variedades garantem maior retorno financeiro ao produtor, pois são comercializadas com maior valor agregado”, afirma o gerente da Topseed Premium, Rafael de Morais.
O retorno positivo por parte dos clientes foi o que levou os proprietários da Kiara Foods, em Holambra (SP) a apostar no Mascot. A empresa começou a comercializar a cultivar em agosto do ano passado e rapidamente sentiu a aprovação do mercado.
Hoje a Kiara Foods possui cerca de 7,5 mil pés da cultivar e chega a colher seis toneladas de Mascot por mês. “Atualmente trabalhamos 100% com o Mascot e o retorno é muito positivo. O produto possui bons resultados no pós-colheita e encontramos muita facilidade para colocá-lo no mercado, devido a boa aceitação”, explica o proprietário da empresa e também engenheiro agrônomo, José Chiaradia Neto.
Segundo Neto, a escolha pelo Mascot se deu após visitas a propriedades que já trabalhavam com o produto e também depois de alguns testes com os clientes da empresa. “A aceitação foi imediata. Nossos clientes gostaram muito do material, principalmente do sabor. Optamos então por trabalhar apenas com o Mascot, para manter o padrão do produto e da qualidade”, afirma Neto.
A aceitação do mercado também foi um fato relevante para a AGV, empresa que atende a região de Campinas (SP). Atualmente a empresa, que trabalha 100% com Mascot possui mais de sete mil pés de tomate em sua propriedade, na cidade de Rio Claro (SP).
Há cerca de um ano trabalhando com a cultivar, os proprietários da empresa desenvolveram quatro linhas de produtos, que comercializa todas as fases da produção, a Kids, 180 g, 300 g e 750 g.
“Com as quatro linhas conseguimos diminuir a quantidade de descarte e aumentar a lucratividade, além de ajudar na fidelização dos clientes. A linha Kids, por exemplo, tem agradado muito as crianças, que passaram a trocar os salgadinhos pelo Mascot”, conta o proprietário da AGV e também engenheiro agrônomo, Guilherme Macucci de Fernando.
A empresa também adotou um sistema para a divulgação do produto em seus clientes. Uma vez ao mês a empresa promove ações de degustação em supermercados, visando apresentar o produto aos consumidores e fidelizá-los.
“A degustação, acompanhada por promoções, ajuda a conquistar novos consumidores. Adotamos essa estratégia desde o início da comercialização do produto e os resultados são sempre positivos. Características como o sabor e a boa pós-colheita garantem a qualidade do produto nas prateleiras e a aceitação por parte dos consumidores finais”, ressalta Guilherme.
Com os bons resultados no mercado, as duas empresas pretendem ampliar a produção do Mascot em suas propriedades. “Nosso objetivo não é aumentar a quantidade de clientes diretos, mas sim a venda de produtos aos consumidores finais, por isso realizamos ações de fidelização, que atingem este público diretamente”, garante o proprietário da AGV.
Para Neto, a boa aceitação do mercado atendido pela empresa é um estimulo para aumentar a produção. “Já estamos estudando o aumento da produção do Mascot por meio de parceiros, pois a estimativa do mercado é o crescimento do consumo da cultivar. Estamos muito otimistas com os resultados”, finaliza ele.
Fonte: Attuale Comunicação
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