Outros

Prêmio produzindo certo reconhece Boas Práticas no Campo

Aliança da Terra promove premiação que incentiva e reconhece responsabilidade socioambiental em propriedades rurais


Publicado em: 28/11/2012 às 09:40hs

Prêmio produzindo certo reconhece Boas Práticas no Campo

Um dos termos mais falados e ouvidos em todo o mundo nos últimos tempos é a sustentabilidade. Estudiosos alertam sobre a importância de buscarmos formas de consumo que degradem menos e demandem uma menor utilização de recursos naturais. Porém, essa preocupação precisa começar na produção de tudo o que consumimos, pois o Brasil, apesar de seu crescimento industrial acelerado, é um país cuja economia é movimentada pelo campo. A agricultura e a pecuária ainda são os motores vitais da renda que circula em nosso território. Por isso, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Aliança da Terra criou o Prêmio Produzindo Certo, que reconhece e homenageia produtores rurais que melhor adéquam as suas propriedades às práticas sustentáveis.

Em sua terceira edição, o prêmio é uma forma de reconhecimento às práticas do bom gerenciamento e adequação socioambiental desenvolvidas pelos produtores integrantes do Cadastro de Compromisso Socioambiental (CCS), criado pela Aliança da Terra. A premiação acontecerá após o encerramento do IV Simpósio Alianças Socioambientais, a ser realizado no dia 6 de dezembro, em Sorriso, no Estado do Mato Grosso. A Banca Julgadora é composta por cinco jurados com diferentes perspectivas do agronegócio e da sustentabilidade, a fim de garantir equilíbrio e credibilidade à disputa.

Os cinco finalistas foram conhecidos no dia 12 de novembro. Dentre os finalistas estão quatro propriedades do Mato Grosso e uma da Bahia que, somadas, possuem mais de 70 mil ha de cobertura vegetal nativa. Os laudos feitos por especialistas que, frequentemente, visitam as propriedades estão sendo analisados pela banca de jurados. O grande vencedor do Prêmio Produzindo Certo só será conhecido no dia 6 de dezembro. Os finalistas foram escolhidos entre os mais de 460 produtores cadastrados no CCS. Os 20 primeiros colocados receberão um certificado que atesta sua condição de semifinalista do III Prêmio Produzindo Certo. Quem ficar entre o segundo e o quinto lugar receberá uma condecoração que simboliza ter chegado à etapa final da disputa. O primeiro colocado será reconhecido com um troféu.

Sobre a Aliança da Terra

A Aliança da Terra é uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), formada por produtores rurais, pesquisadores e empresários do agronegócio comprometidos com a união do setor, a criação e o fortalecimento de alianças que viabilizem o conceito “Produzindo Certo”. Os projetos desenvolvidos pela entidade, a exemplo do Cadastro de Compromisso Socioambiental (CCS), buscam criar uma mobilização popular, originada de produtores rurais e adotada em todo o Brasil, que irá promover a governança na fronteira agrícola brasileira e fornecer um caminho de desenvolvimento alternativo, equilibrando a dignidade humana, a produção de alimentos e a conservação ambiental.

Fonte: Kasane Comunicação

◄ Leia outras notícias