Publicado em: 28/05/2012 às 15:29hs
O desenvolvimento da cultivar de café Conilon BRS Ouro Preto (Coffea canephora Pierre ex Froehner), a primeira da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi destacado durante a abertura do Rondônia Rural Show, na quinta-feira, 24, no Parque de Exposições de Ji-Paraná. Na ocasião, Francisco Jardim, que é assessor especial do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, ressaltou a importância da nova tecnologia da Embrapa. “O ministro garantiu que virá pessoalmente a Rondônia entregar o registro da cultivar”, acrescentou.
Em seus discursos, o secretário de Estado da Agricultura, Anselmo de Jesus, assim como os senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz, destacaram os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pela Embrapa Rondônia, em especial a nova cultivar, que foi registrada no dia 5 de abril deste ano no Registro Nacional de Cultivares do Mapa. A tecnologia é resultado de estudo conduzido pela Embrapa Rondônia em parceria com o Consórcio Pesquisa Café.
Recomendada especialmente para Rondônia - segundo produtor de café conilon do Brasil - a cultivar foi obtida pela seleção de cafeeiros com características adequadas às lavouras comerciais do estado e adaptada ao clima e ao solo da região. De acordo com o chefe-geral da Embrapa Rondônia, César Teixeira, a etapa seguinte ao desenvolvimento da cultivar é a multiplicação de mudas do material.
Através do Plano de Negócios, que está em elaboração, serão definidos critérios que garantam que as mudas sejam multiplicadas, em viveiros certificados pelo Mapa, e cheguem aos produtores rurais. “Esperamos contar com a parceria do governo do estado em algumas etapas desse processo. A previsão é que as mudas sejam disponibilizadas aos produtores rurais num prazo de dois anos”, informa César Teixeira.
Características
A Conilon BRS Ouro Preto é uma cultivar clonal, composta de 15 clones com ciclo de maturação intermediária, tolerantes aos principais estresses climáticos observados nos polos de cafeicultura em Rondônia: alta temperatura, elevada umidade do ar e deficit hídrico moderado. Destina-se a cafeicultores que utilizam tecnologia recomendada para o cultivo, incluindo calagem, adubação química, poda de condução, controle de pragas, doenças e plantas daninhas. A nova cultivar é indicada para o cultivo em sequeiro ou com irrigação.
Com manejo adequado, apresenta potencial de produtividade de 70 sacas beneficiadas por hectare em lavouras de sequeiro. Possui grãos com maior uniformidade de maturação e peneira média acima de 14. Apresenta rendimento no beneficiamento acima de 52%. A Conilon BRS Ouro Preto tem potencial para aumentar a produtividade da cafeicultura em Rondônia, contribuindo para a sustentabilidade econômica e social de mais de 40 mil pequenas propriedades rurais cafeicultoras no estado.
Fonte: Embrapa Rondônia
◄ Leia outras notícias