Publicado em: 23/11/2012 às 18:40hs
Depois de um outubro chuvoso, com acumulados acima da média em boa parte do Rio Grande do Sul, esse mês foi marcado pelo tempo seco no Estado. A atual situação climática preocupa os agricultores, pois com as lavouras de milho e soja instaladas, a chuva é primordial para o desenvolvimento da planta. Mas a boa notícia é que uma frente fria está na Argentina e se aproxima do Brasil nas próximas horas, amanhã o tempo muda no Estado gaúcho e são previstas precipitações para todas as regiões.
Em Passo Fundo-RS o acumulado em novembro é de apenas 10mm, enquanto a média climatológica da cidade para o período é de 193mm. Em comparação com o mês passado, há um grande diferença, pois o valor normal de chuvas para outubro no município é de 160mm, mas esse ano choveu 240mm. A mesma situação se repete em Frederico Westphalen-RS, onde até agora choveu 48mm dos 135mm que eram esperados e no último mês a cidade recebeu cerca de 300mm, ou seja, 70% acima da média.
Segundo os meteorologistas da Somar, em novembro houve uma mudança no padrão de chuvas e as frentes frias ficaram estacionadas no Sudeste. Associadas à umidade da Amazônia esses sistemas provocaram chuvas também no Centro-Oeste e interior do Nordeste, por isso o tempo ficou seco na região Sul, principalmente no Estado gaúcho. Essa nova frente fria vem acompanhada também de ventos fortes e alguns temporais podem ser registrados. Nesta quinta-feira algumas instabilidades já foram observadas na Fronteira Oeste, que nesta sexta-feira se espalham por todo Estado.
O meteorologista da Somar, Celso Oliveira, afirma que a frente fria deve ficar sobre o Estado do Rio Grande do Sul pelo menos por 24 horas. Essas chuvas não devem alcançar a média do acumulado mensal, mas aumentam a umidade do solo, o que é bom para as lavouras de soja e principalmente do milho, que estão na fase de floração e enchimento de grãos. Para Passo Fundo-RS são esperados pelo menos 40mm entre sexta-feira e sábado e em Frederico Westphalen-RS durante esses dias deve chover cerca de 35mm.
Fonte: Tempo Agora
◄ Leia outras notícias