Outros

Plantio do algodão é lento; produtores devem optar pelo milho

Faltam 5% da área destinada pela pluma que deverá ser cultivada com o grão


Publicado em: 25/02/2013 às 10:30hs

Plantio do algodão é lento; produtores devem optar pelo milho

É lento o trabalho no campo para finalizar o plantio do algodão, em Mato Grosso. Cerca de 95,9% da área de 503 mil hectares destinada para a cultura já foi coberta, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgados na sexta-feira (22).

Com o fim da janela ideal para o cultivo da pluma, que terminou no dia 15 de fevereiro, é provável que os produtores optem por plantar o milho ao invés do algodão. Desta forma, a queda na produção em decorrência a redução da área cultivada já era esperada pelo setor. Este cenário, segundo o Imea, é resultado do excesso de chuva que atrapalhou o desempenho normal desta safra.

Conforme o boletim, no nordeste e no noroeste do estado o plantio já foi encerrado. As duas regiões são as menores em representatividade para o cultivo da pluma, somando 14,7 mil hectares. Na sequência, se destaca a região oeste, com 99% da área cultivada com a pluma. O sudeste e o médio-norte registraram 97% e 96% da área plantada, respectivamente. No centro-sul, os trabalhos alcançaram apenas 83% da área total.

Por outro lado, o plantio do milho avançou chegando a 63% da área, de 2,7 milhões de hectares. Os produtores devem encerrar o plantio somente em março. Mesmo com uma janela mais ampla, a produção poderá sofrer prejuízos devido o excesso de chuva.

Fonte: Agrodebate

◄ Leia outras notícias