Outros

Plantio de hortaliças para o PAA é tema de curso em Uberlândia (MG)

O curso foi ministrado, no final de dezembro, pela Agrolago, empresa contratada pelo Incra/MG para prestar assistência técnica aos assentados


Publicado em: 24/01/2012 às 19:10hs

Plantio de hortaliças para o PAA é tema de curso em Uberlândia (MG)

Agricultores do assentamento Emiliano Zapata, em Uberlândia (MG), participaram de um curso para o plantio de hortaliças com a finalidade de melhor atender ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab. O curso foi ministrado, no final de dezembro, pela Agrolago, empresa contratada pelo Incra/MG para prestar assistência técnica aos assentados.

A agricultora Teresa do Carmo, assentada desde 2004, afirma que o curso vai ajudar a incrementar a renda de sua família. “Nós já plantamos mandioca e milho, agora, queremos plantar hortaliças no sistema de mandala para vender ao PAA”, planeja.

O curso ensinou aos produtores como preparar os canteiros, a diferença entre a produção de mudas em badejas e o plantio direito, além de mostrar como escolher as melhores mudas para o plantio. “Ás vezes, as hortaliças são plantadas de forma inadequada o que prejudica a qualidade do produto. Ao selecionar sementes e desenvolver as mudas, os assentados atenderão melhor aos requisitos do programa (PAA)”, explica o engenheiro agrônomo Selmo Barbosa, um dos responsáveis pelas orientações em campo.

A Agrolago Representações foi contratada pelo Incra/MG para prestar assistência técnica a 878 famílias de trabalhadores rurais em 13 assentamentos do estado.

Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do Fome Zero e tem como objetivo garantir o acesso a alimentos em quantidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. Visa também contribuir para formação de estoques estratégicos e permitir aos agricultores familiares que armazenem seus produtos para que sejam comercializados a preços mais justos, além de promover a inclusão social no campo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Incra/MG

◄ Leia outras notícias