Outros

Pesquisadores japoneses conhecem potencial agrícola de Sorriso

Pesquisadores japoneses conheceram, hoje, as potencialidades agrícolas de Sorriso


Publicado em: 30/01/2013 às 10:40hs

Pesquisadores japoneses conhecem potencial agrícola de Sorriso

O grupo, que ontem esteve em Lucas do Rio Verde, está visitando as regiões produtoras de grãos no país em busca de informações que possam ajudar os agropecuaristas japoneses a definir novos mercados, visto que, atualmente, têm uma dependência muito grande do mercado norte-americano. “Com a crise gerada na agricultura americana pela estiagem prolongada na última safra, teme-se que, acontecendo um novo fenômeno climático dessa proporção, pode haver um colapso no estoque de grãos”, explicou o vice-presidente da empresa Campo, Mitsutoshi Akimoto, por assessoria.

As características de Sorriso, denominada capital nacional do agronegócio, foram apresentadas à comitiva pelo prefeito Dilceu Rossato e pelos secretários Alencar Cella (Planejamento e Cidade), Rafael Reis (Indústria, Comércio e Turismo) e Afrânio Migliorini (Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente).  “Temos a possibilidade de triplicar a produção, sem a necessidade de abertura de novas áreas”, destacou o prefeito, acrescentando que os agricultores dependem de garantias de estabilidade de mercado para este aumento de produção.                 

Assuntos como logística, meio ambiente e uma possível parceria de cooperação entre o município e empresários japoneses  também foram discutidos. Depois da reunião, realizada no gabinete de Rossato, os pesquisadores foram conhecer in loco a produção de grãos no município .

Os pesquisadores fazem parte de Alic, uma instituição vinculada ao Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão.

Fonte: Só Notícias

◄ Leia outras notícias