Publicado em: 04/03/2013 às 08:20hs
Quem participar da GranExpoNorte 2013 - Exposição Agropecuária do Norte Capixaba - e o Brasil PapayaFest - 1° Festival Nacional do Mamão – vai poder conferir o pavilhão “Riquezas da Floresta” e assim descobrir o quanto a região norte é rica em recursos naturais e o papel deles na economia local. Cacau, borracha, palmito, mel, floresta e água serão alguns dos destaques. O espaço vai mostrar também as várias unidades de conservação que compõe o Mosaico do Rio Doce.
Nesta terça-feira (26) os coordenadores do evento participaram de uma reunião na sede da CEPLAC - Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, para definir os últimos detalhes. Durante o encontro foi sugerido que o pavilhão Riquezas da Floresta trate sobre produtos de destaque na região norte, que são cultivados em sistemas agroflorestais, unindo produção e preservação.
Ainda na programação está prevista uma série de palestras. Entre os temas estão: Cacau, Seringueira e Palmito; Verticalização da produção - aproveitamento de sub-produtos; Cooperativismo – experiências bem sucedidas; Adequação da propriedade rural ao Novo Código Florestal; Como produzir cacau de qualidade; O cacau como cosmético, - Comercialização e Perspectivas do Cacau: Produção, estoque, consumo. Também serão realizados Minicursos como o de enxertia de mudas com apresentação de novos materiais genéticos e Aula Show de Aromas e Sabores da Floresta.
Participaram da reunião, secretário Municipal de Agricultura, José Roberto Macedo Fontes, o presidente do Sindicato Rural de Linhares, Antonio Roberte Bourguignon; Presidente da Cooperativa dos Produtores de Borracha do Espírito Santo - Coopbores, Emir de Macedo Gomes Filho; Presidente da Associação dos Cacauicultores de Linhares – Acal, Maurício Buffon; Gerente da Ceplac, Elpídio Francisco Neto; Francisco de Paula Durão, diretor técnico da Acal; Enoque Nunes Morais, da secretaria Municipal de Meio Ambiente, Geraldo Teixeira, da secretaria Municipal de Agricultura e Pedro Paulo Martins e Carlos Sangalia, da equipe da GranExpoNorte.
A GranExpoNorte e o Brasil PapayaFest têm a promoção do Governo do Espírito Santo, através da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, da Prefeitura de Linhares e da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo; a realização do Sindicato Rural de Linhares e da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex); e a organização da GranExpoES.
O evento será realizado, em Linhares, entre os dias 16 e 19 de maio.
Fonte: Assessoria de Comunicação GranExpoNorte e Brasil PapayaFest
◄ Leia outras notícias