Publicado em: 09/11/2012 às 10:20hs
Na oportunidade, o conferencista traçou um mapa da realidade dos campos de irrigação existentes no País. Durante sua explanação, o conferencista enfatizou que o Paraná conta com uma área de 104 mil hectares irrigados, frente a um potencial de irrigação de 1,3 milhão de hectares. Em produtividade econômica, o Paraná poderia produzir sete vezes mais. “É uma oportunidade desperdiçada”.
Sistemas - De acordo com Christofidis, primeiro é preciso olhar os sistemas atualmente em utilização, como se fosse uma esfera de atuação da iniciativa privada e do Poder Público em um levantamento realizado pelo censo do IBGE, revelando a existência de 4,5 milhões de hectares de área irrigada. Há uma estimativa muito além dessa apresentada pelo IBGE, já beirando os 5 milhões de hectares de área irrigada no Brasil”, disse Demetrios Christofidis.
Potencial - Segundo ele, o Brasil tem potencial para contar com uma área irrigável para atingir 60 milhões de habitantes, de acordo com estudos apresentados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Na ótica do conferencista, as ações são divididas em três pilares: os que praticam a agricultura irrigada, os que ainda não possuem um foco de atuação e os que estão inseridos em potenciais de áreas irrigáveis. “É preciso ficar atento à área irrigável já existente para que sejam observadas as capacidades, inovação, tecnologia, ampliando as oportunidades ao produtor”.
Estímulos - Para quem ainda não utiliza o sistema, Demetrios Christofidis defende um estímulo por meio da capacitação e incentivos técnicos, tributários e de crédito.
Cenário - Para 2050, o cenário agrícola brasileiro mostra uma realidade de exploração de 15 milhões de hectares com agricultura irrigada, com 16% da área total cultivada e uma previsão de 92 milhões de hectares de área total. “A intenção é colher 41% a mais com a irrigação e um acréscimo de 80% no valor de venda da produção”, enfatiza.
Programação - Em sua 22ª edição, Cascavel é sede da iniciativa da Abid, a Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem, ao lado do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) e Seab (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento). Nesse ano, o evento traz como tema a Cooperação e inovação para o desenvolvimento da agricultura irrigada. Até quarta-feira (7/11) as atividades do Conird serão realizadas internamente, com oficinas, palestras e debates. Já na quinta e sexta-feira (08 e 09/11), os participantes saem a campo e conhecem experiências regionais. Em 2013 será a vez da Bahia recepcionar o evento.
Fonte: Assessoria de imprensa do 22º Conird
◄ Leia outras notícias