Publicado em: 20/11/2012 às 14:10hs
No sábado, dia 24, profissionais da saúde, médicos, enfermeiros, agentes comunitários da saúde, entre outros, participarão de um treinamento ministrado pelo toxicologista da Unicamp, Dr. Angelo Trapé, cujo foco está na orientação , diagnósticos e monitoramentos para os trabalhadores rurais que manipulam agroquímicos.
Já no domingo, dia 25, o "Cultivando a saúde", será um dia dedicado à educação e saúde, onde estão previstas diversas ações de conscientização quanto ao uso correto de agroquímicos e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), direcionadas para trabalhadores rurais, aplicadores de agroquimicos, profissionais que tenham contato com este tipo de produto e seus familiares.
Profissionais da área da saúde colherão amostras de sangue dos produtores rurais para avaliação da Saúde do trabalhador no campo. Palestras com orientações de saúde e aplicação de boas práticas agrícolas serão ministradas pelo Dr. André Jaenicke, médico integrante do Programa de Saúde da Família (PSF), e Hélio Vilela da Protect.
Para os agricultores e seus familiares, mulheres e crianças, estão previstas atividades culturais, educacionais e recreativas, coordenadas pela Trupé de Teatro. Para o encerramento das atividades será apresentada a peça "O Esperto Imaginário", inspirada na obra de Molière "O Doente Imaginário", adaptada por Carlos Doles, com foco em Boas Práticas Agrícolas.
Os eventos contam com o apoio das autoridades locais e com a participação do Grupo Agro, revenda e parceira da IHARA, que está auxiliando na realização do projeto na cidade de Pará de Minas. "É uma iniciativa muito importante para a nossa região, pois o setor de Agropecuária tem muita força na economia regional. Precisamos trabalhar arduamente para a sustentabilidade do mesmo, e esta é uma ação que contribui muito para isso" afirma Mario Augusto Silveira Pinhão (Guto), do Grupo Agro.
Sobre o Cultivida
O Cultivida é um projeto de visibilidade nacional que envolve uma ação conjunta com a sociedade para disseminar as boas práticas agrícolas que incluem o manuseio e a utilização correta dos agroquímicos no campo. Conta com a participação ativa da Academia, da sociedade, de autoridades e do Ministério da Agricultura.
O projeto tem cinco anos de duração e prevê a realização de eventos nas principais regiões agrícolas do Brasil, alcançando cerca de 30 mil famílias.
A primeira edição do Cultivida foi realizada em março na cidade de Guaraciaba do Norte (CE), com a participação de mais de mil pessoas. O projeto passou pelas cidades de: Mossoró/RN, Bezerros/PE, Jacobina/BA, Irecê/BA, São Miguel Arcanjo/SP e Ermo/SC.
Fonte: MCO Comunicação Empresarial
◄ Leia outras notícias