Publicado em: 11/04/2013 às 18:30hs
O Brasil figura entre os principais produtores e consumidores do fruto. Os produtos obtidos com a pimenta como matéria prima destinam-se ao consumo fresco e ao processamento, devido ao mercado fortemente influenciado pelos hábitos alimentares regionais. Seu cultivo ocorre em todas as regiões do nosso país, sendo um dos melhores exemplos de agricultura familiar e de integração do pequeno agricultor com a agroindústria.
Contemplando o potencial da produção de pimenta em nossa região além da necessidade constante de melhorias e evoluções nos diversos setores da produção da sua produção, será realizado, em 27 de abril, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), Palestra e Prática, com o tema cultivo e processamento da pimenta hortícola.
Na ocasião serão apresentadas informações sobre a importância da pimenta, principais espécies cultivadas, valor da produção, formas de consumo, mercados e agregação de valor. Para tanto, a palestra terá como público alvo os produtores rurais, profissionais do setor e estudantes de ciências agrárias.
A realização é da Casa do Produtor Rural (CPR), com o apoio do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx), do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN), do Grupo de Estudos e Extensão em Frutas e Hortaliças (GEFH), do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMA), da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (GEAGESP/CEASA) de Piracicaba.
As palestras ocorrerão no Anfiteatro Professor Urgel de Almeida Lima (LAN), das 7h30 às 12 h. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo e-mail cprural@usp.br ou na Casa do Produtor Rural, localizada na Avenida Pádua Dias, 11, bairro São Dimas, Piracicaba-SP, telefone (19) 3429-4178.
Programação
7h30 - Confirmação de presença e entrega de materiais
8h - Palestra – Pimenta Hortícola: Cultivo, mercado e agregação de valor (Arlete Marchi Tavares de Melo – IAC/APTA/SAA)
10h – Café da Manhã
10h30 – Prática: Módulo 1 – Conserva de pimenta em cachaça e vinagre (Paula Porrelli Moreira da Silva – LAN)
11h – Prática: Módulo 2 – Desidratação de pimentas em forno e estufa (Ana Carolina Leme Castelucci – LAN)
11h30 – Prática: Módulo 3 – Molho de Pimenta (Jacqueline de Oliveira – LAN)
Fonte: Assessoria de Comunicação USP ESALQ
◄ Leia outras notícias