Publicado em: 16/03/2012 às 14:00hs
Ele é carismático e conhece muito sobre o campo. Passa os dias na lavoura, cuidando da plantação e afastando invasores. Debaixo do sol, seu chapéu é companheiro inseparável na labuta para informar os agricultores brasileiros. Assim tem sido desde 2003, quando Olimpio, o simpático espantalho surgiu na campanha “A Natureza precisa de você”.
Começava aí, uma história de sucesso, iniciada pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV). O intuito da primeira iniciativa era conscientizar os produtores rurais sobre a importância de fazer a lavagem e o descarte correto das embalagens de defensivos agrícolas, vulgo, agrotóxicos, medida prevista na nova lei que entrara em vigor naquele ano.
Em 2006, veio a segunda campanha, intitulada “A natureza agradece” e em 2009 o vídeo “Os dois lados da consciência”, onde um agricultor fazia o papel do lado bom e um corvo, o lado ruim, ambos sobre os ombros de Olimpio. “Pensamos em um espantalho como garoto propaganda, porque é uma figura que simboliza a proteção e o cuidado com a lavoura”, explica Juliana Hosken, gerente de comunicação e projetos do InpEV.
O nome do espantalho, Olimpio, foi proposto pela criação da agência responsável pela campanha e rapidamente aceito por remeter à limpeza e combinar perfeitamente com a figura que estava sendo criada. Desde então, ele se tornou o principal porta-voz das ações educativas e de conscientização do InpEV e virou símbolo da vida no campo.
Logo na estreia, Olimpio já caiu na graça não só dos agricultores, mas das crianças também, o que foi um tanto inusitado, visto que a iniciativa visava atingir o público adulto de forma leve e descontraída, mas não menos importante.
Divulgação/InpEV
Brasil é referência mundial no descarte ambientalmente correto de embalagens de defensivos agrícolas; 93% dos agricultores lavam as embalagens e depois as descartam nos postos de coleta do Sistema Campo Limpo
Ao final da primeira campanha, pesquisas indicaram que mais de 90% dos produtores rurais não só simpatizavam com o personagem, como aceitaram muito bem a campanha. “Com essa e outras ações, hoje, 93% dos agricultores fazem a logística reversa das embalagens, ou seja, lavam e as descartam nos postos de coleta”, conta Juliana.
Passados nove anos da primeira ação, o InpEV lançou no início de março sua quarta campanha, intitulada “Orgulho da Nação”. A propaganda veiculada na televisão, conta com a participação da dupla sertaneja Victor e Leo, e mostra uma nova fase do papel do agricultor.
“A esmagadora maioria dos produtores já conhece a maneira correta de descartar as embalagens e já faz isso. Agora, queremos chamar a atenção dos que ainda não fazem e reforçar a ação falando sobre o orgulho que o País tem dos que já descartam corretamente e do bom exemplo para o mundo”, explica Juliana.
Exemplo para o mundo
O Brasil é um dos poucos países a ter uma legislação específica para tratar sobre o descarte de embalagens de agroquímicos. Assim, o trabalho desenvolvido pelo InpEV serviu como referência para o Ministério da Agricultura desenvolver a Política Nacional de Resíduos Sólidos e também se tornou exemplo a ser seguido por diversos países.
Como parte da campanha, o InpEV também investiu na ampliação de suas unidades de recebimento. Hoje são 421 unidades que recebem embalagens, distribuídas em todas as regiões do País. Só no ano passado, foram recolhidas 34.202 toneladas de embalagens. Desde 2002 são mais de 202 mil toneladas de embalagens descartadas corretamente.
Nas unidades, elas são separadas e aquelas que podem ser reaproveitadas, são recicladas e se transformam em condutores elétricos, caixas para baterias automotivas e até em barricas. Agora, o desafio do InpEV está em expandir o número dos postos de coleta, especialmente em regiões de fronteira agrícola. “Devemos inaugurar unidades no Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia”, explica Juliana.
Da telinha para o campo
A presença de Olimpio foi ganhando destaque não só nos meios de comunicação, mas também em eventos do InpEV e de parceiros como sindicatos rurais, cooperativas e empresas. Com isso, foram desenvolvidas fantasias do simpático espantalho, que ganhou vida em tamanho natural, dentro e fora das propriedades.
Desde então, as andanças de Olimpio levam informação ao vivo, de forma descontraída, para adultos e crianças “Temos 15 fantasias que são usadas em feiras e eventos. Também as emprestamos para entidades que fazem ações de educação no campo”, diz Juliana. Durante o ano, escolas também organizam visitas aos centros de recebimento das embalagens onde as crianças, além de compreenderem um pouco mais sobre o processo do descarte correto, podem conhecer pessoalmente o famoso espantalho.
“Conscientizar as crianças é fundamental, para que elas saibam desde cedo sobre a importância do descarte correto das embalagens e para que também possam ajudar na conscientização dos pais, que muitas vezes são agricultores”, diz Juliana.
O Olimpio é a principal iniciativa do inpEV para promover a conscientização de todos os atores envolvidos no Sistema Campo Limpo. Ele é o porta-voz das mensagens educativas sobre a legislação que regulamenta a destinação das embalagens vazias de agrotóxicos e faz a interlocução com o campo sobre o papel de cada um nesse processo. Ele representa à proteção do meio ambiente e do campo, uma figura simpática que educa e integra todos os elos da cadeia produtiva.
Confira a mais recente campanha de tevê com o Olimpio
Fonte: SouAgro
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