Outros

Nunhems lança cebola híbrida de alta precocidade no mercado brasileiro

Nova opção de hortaliça pode encurtar de 15 a 20 dias o ciclo de cultivo da planta, diminuindo os riscos de doenças


Publicado em: 03/10/2013 às 07:10hs

Nunhems lança cebola híbrida de alta precocidade no mercado brasileiro

O cultivo de um dos principais temperos da comida brasileira acaba de ganhar reforço. A Nunhems, negócio de sementes e hortaliças da Bayer CropScience, traz ao mercado seu primeiro híbrido desenvolvido especialmente para o clima tropical nacional, a cebola Nun 1205, a variedade mais rápida do mercado brasileiro.

A Nun 1205 tem como principal diferencial das cebolas comuns a precocidade, com possibilidade de encurtar o ciclo de desenvolvimento em 15 a 20 dias, como explica o Gerente de Cultivos de Cebola para América Latina, Roberto Johow. “Dependendo da condição do cultivo, a Nun 1205 se desenvolve muito bem em um período de 90 a 95 dias, em climas mais quentes, e 110 a 115 dias em climas frios, enquanto outros cultivares levam em média 120 a 150 dias.”

Roberto também destaca que esse fator gera menos riscos de infestação por doenças na lavoura, além da redução de entradas para manejo, o que reduz consideravelmente os custos de produção. “O agricultor valoriza sementes que se desenvolvam mais rapidamente e sem tantos riscos. E nosso objetivo é atender a essa demanda de mercado com inovações tecnológicas que proporcionem maior segurança agronômica, com qualidade de frutos e boa produtividade”, avalia.

Além da precocidade, a nova hortaliça da Nunhems apresenta resistência à raiz rosada, doença fúngica que atinge praticamente todas as regiões produtoras de cebola do Brasil, de acordo com dados da Embrapa. Causada pelo fungo Pyrenochaeta terrestris, a doença pode atacar as plantas em qualquer estágio de desenvolvimento, sendo constantes no período de maturação. As raízes são tomadas por uma coloração rosada, mudando para púrpura, parda e preta, acarretando no apodrecimento das raízes e morte da hortaliça em casos extremos, dependendo da severidade da doença e da época de infecção.

A Nun 1205 tem ainda como características marcantes o bulbo mais uniforme e firme, além de uma folhagem mais vigorosa.

Fonte: S2Publicom – Assessoria de Imprensa

◄ Leia outras notícias