Qualidade da safra deve garantir bons ganhos aos agricultores.
Na propriedade de Sérgio Bohm, em Farroupilha, na Serra Gaúcha, estão plantados cinco hectares de kiwi. A expectativa para esta safra é colher 100 toneladas, 10% a mais do que em 2011.
Toda a produção vai ser vendida para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O preço varia entre R$ 0,80 e R$ 1,20 o quilo, dependendo da variedade.
O baixo custo de produção aumenta os ganhos dos produtores. A expectativa é colher duas mil toneladas nesta safra, 20% a mais do que no ano passado.
A boa produtividade foi influenciada, principalmente, pelo clima. O frio durante o inverno e a primavera favoreceu a brotação.
A qualidade da fruta também foi assegurada com a colheita dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura. O produtor colhe uma amostra da fruta e extrai o suco para medir o teor de açúcar. Se estiver com seis graus, ou mais, a colheita pode ser feita.
O Brasil não produz a quantidade de kiwi suficiente para abastecer o mercado interno. Parte da fruta consumida aqui vem da Itália e do Chile.