Outros

Nabo: hortaliça rica em vitaminas e sais minerais

O nabo (Brassica napus L.), também conhecido como rábano possui uma raiz tuberosa branco-leitosa, bastante apreciada e consumida em todo o mundo


Publicado em: 11/04/2012 às 10:50hs

Nabo: hortaliça rica em vitaminas e sais minerais

No Brasil, é muito utilizada em saladas, misturada à outras hortaliças. No oriente, especialmente no Japão, Coréia, China e sudeste asiático, em geral, o nabo é bastante consumido na alimentação diária, sendo como ingrediente de diversos pratos da culinária local, ou mesmo puro, como acompanhamento, ao natural ou, principalmente, fermentado. Este tipo de preparo deixa o nabo com um gosto bastante acentuado, forte.

É um vegetal que, além do consumo como alimento normal, também é bastante utilizado devido às suas supostas qualidades medicinais, como diurético e tonificante.

Em sua composição encontramos proteínas, ferro, cálcio e ferro. Além disso, em cada 100g de raiz, temos cerca de 26mg de vitamina C, além das vitaminas B1 e B2. O valor calórico para esta quantidade é de cerca de 22 calorias.

As melhores condições para o desenvolvimento dessa cultura são encontradas em regiões de clima temperado, com temperaturas amenas e frias, sem extremos. As temperaturas mais recomendadas para essa cultura devem oscilar entre 13 e 23ºC. O maior problema em regiões de clima mais quente é que, sob temperaturas mais elevadas, as raízes não apresentam um bom desenvolvimento e ficam com a qualidade comprometida.

O plantio deve ser feito entre março e junho, ou seja, no final do outono e início do inverno. Isto deve ser feito nas regiões de clima mais quente. Em locais de clima mais ameno, como nas regiões Sul e parte da Sudeste, o plantio pode ser feito durante todo o ano.

A semeadura deve ser feita diretamente no local definitivo, em solos férteis ou adubados, de preferência, com esterco de curral curtido ou composto orgânico. O espaçamento indicado é de 50cm a 1m, entre os sulcos, que devem ter uma profundidade de 2cm.

A colheita acontece cerca de sessenta dias após o plantio, quando devemos arrancar as melhores e mais desenvolvidas raízes e aguardar pelo desenvolvimento das demais, que vão sendo arrancadas de acordo com o desenvolvimento apresentado.

Os cuidados ou tratos culturais com uma plantação de nabos são simples, bastando que sejam feitas regas, diariamente, até que seja feito o desbaste, e regas a cada três dias, até a colheita. Sempre que necessário, deveremos fazer capinas e manter o terreno limpo.

Como na maioria dos casos, em qualquer tipo de cultura, recomendamos que seja feita uma análise prévia do solo, para que sejam detectadas possíveis deficiências de nutrientes, para que estas possam ser corrigidas antes do plantio.

Fonte: RuralNews

◄ Leia outras notícias