Publicado em: 23/04/2012 às 14:50hs
Sim, é possível plantar cenouras mesmo em pequenos quintais. A cenoura é fonte de betacaroteno, que se transforma em vitamina A quando ingerido e metabolizado. Além de conter fibras, potássio, cálcio, sódio e vitamina C.
A hortaliça se desenvolve bem em vasos amplos ou jardineiras suspensas. Os viveiros devem ter no mínimo 80 cm de largura e 20 cm de altura, para a raiz se desenvolver sem problemas. A melhor forma de cultivo é por meio de sementes adquiridas em casas agropecuárias, grandes mercados ou em centrais de abastecimento agrícola. As sementes devem ser jogadas em sulcos rasos de 1 a 2 cm de profundidade, com distâncias entre 15 e 20 cm (15 cm para hortas pequenas). Após a distribuição, as sementes precisam ser cobertas com uma camada de terra de 1 a 2 cm de altura.
Para cultivos mais comerciais uma análise do solo ajuda a estabelecer os níveis de calcário e adubo a serem usados na cultura. O calcário deve ser aplicado, preferencialmente, três meses antes do plantio e na quantidade de 200 a 300 gramas por m2 de solo. O adubo com matéria orgânica também é distribuído antes do plantio, em uma base de 3 kg/m2 para o esterco de gado bem curtido ou 1kg/m2, se o de galinha.
A melhor época para iniciar a roça é de março a junho, sendo que a planta necessita de pelo menos cinco horas de sol por dia. A irrigação deve ser diária até o quadragésimo dia, depois a frequência pode cair para 4 a 5 vezes na semana. As cenouras começam a nascer de 5 a 8 dias a partir do plantio. E o raleio – diminuição da quantidade por sulco – é recomendável aos 30 ou 40 dias, dependendo do clima.
Por fim, a colheita pode ser realizada de 90 a 110 dias a contar do plantio, mas devem apresentar no mínimo 20 cm de comprimento.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde o consumo de apenas duas cenouras médias por semana já garante a vitamina A necessária ao corpo humano adulto no período.
Fonte: Embrapa Hortaliças
◄ Leia outras notícias