Outros

Mês das leguminosas: confira 3 opções para plantar

Fevereiro é decretado pela Organização das Nações Unidas como o mês das leguminosas, com o intuito de incentivar o consumo desse tipo de alimento que de acordo com pesquisas são os mais antigos da história. Muito presente na alimentação dos brasileiros, elas são indispensáveis para uma alimentação saudável e rica em fibras e minerais


Publicado em: 27/02/2024 às 15:20hs

Mês das leguminosas: confira 3 opções para plantar

Se você busca ter sua própria horta com leguminosas em casa, a ISLA Sementes, empresa com o mais diversificado portfólio de sementes de hortaliças, flores, ervas, temperos e microverdes, traz três opções de leguminosas que fazem parte da linha da marca e que você pode adquirir e plantar em casa, confira:

Feijão-vagem

Os feijões de vagem apresentam diferentes hábitos de crescimento, sendo divididos em determinado, que são as variedades de pouca estatura e indeterminado , que são as variedades trepadeiras, que mesmo após o início da primeira floração continuam o crescimento.

Para plantar em vasos, podem ser utilizados os que tenham a partir de 5L (20 cm profundidade) e cultivar tanto os indeterminados quanto os determinados, escolhendo pelas características de vagem de acordo com a preferência do consumidor. 

Para cultivos em vasos dentro de estufas, a variedade Xaxá é uma boa opção, assim como o feijão Xexéu também é uma boa opção para fazer em vaso, já que possui De crescimento determinado, fica com melhor porte, compacta e tem ótima carga e concentração de vagens.

Sobre a luminosidade, o feijão-vagem é uma planta que exige uma boa luminosidade, ao menos 4h por dia. Em ambientes com luminosidade reduzida podem perder produção e textura.

Fava de sevilha

A Fava de Sevilha é uma planta de crescimento determinado com vagens cilíndricas de cor verde, com sabor amidoso, semelhante ao da batata e uma textura granulada, mas ligeiramente amanteigada. Sua época de plantio é de fevereiro a maio e a variação de temperatura pode ficar entre 18 a 29º.

Para cultivá-lo em casa, utilize um vaso com furo no fundo para possuir uma boa drenagem. Em seguida, acrescente a terra preta adubada e enterre a semente de fava com cerca de 2 cm. Irrigue o plantio e acompanhe o crescimento da cultivar.

Ervilha

Apesar de serem ideais o plantio em área com grandes espaços, as ervilhas também podem ser cultivadas em espaços menores. Além disso, é recomendado que sejam plantadas em climas frios, já que o cultivo fica prejudicado em temperaturas acima dos 27º.

A sugestão para as ervilhas é plantar a semente no solo com 5 cm de profundidade e que o espaçamento entre as sementes varie entre 8 cm a um palmo, em média. Como todas as plantas, a ervilha também precisa de um solo irrigado para florescer e desenvolver as vagens.

O tempo de colheita varia de cultivar para cultivar. É necessário se atentar ao prazo da variedade escolhida.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre leguminosas, faça a sua escolha e plante em sua horta.

Fonte: Hoch Müller

◄ Leia outras notícias