Outros

Maranhão e Piauí foram últimos destinos do Rally Ceagro/Expedição Safra no ciclo 2012/13

Dias de campo itinerantes foram realizados em cinco estados e reuniram mais de 600 participantes


Publicado em: 04/03/2013 às 19:10hs

Maranhão e Piauí foram últimos destinos do Rally Ceagro/Expedição Safra no ciclo 2012/13

Irregularidade climática e grande variação de produtividade em regiões próximas. Essas foram algumas constatações apuradas durante as últimas etapas do Rally Ceagro/Expedição Safra realizadas na quinta e sexta-feira passadas entre Balsas (MA) e Bom Jesus (PI).

Um comboio formado por mais de 60 veículos e cerca de 100 produtores percorreu 800 quilômetros entre os dois municípios e visitou várias propriedades nessas regiões durante os dois dias de campo itinerantes que marcaram o fim do Rally no ciclo 2012/13.

Técnicos e jornalistas da Expedição Safra, que acompanhavam o comboio, tiveram a oportunidade de checar in loco como a safra está se comportando no Centro-Norte do país. A equipe verificou que a variação na produtividade da soja neste ano é extrema na nova fronteira agrícola brasileira. Em algumas propriedades serão colhidas cerca de 20 sacas por hectare, enquanto em outras a média será de 60 sacas por hectare. 

Os números são resultado da variação climática na região. De acordo com Giovani Ferreira, coordenador da Expedição Safra e gerente de Agronegócio da Gazeta do Povo, o Piauí está sofrendo problemas pontuais de clima. “O estado está sendo afetado por veranicos, porém isso ocorre em algumas regiões. Enquanto alguns lugares estão encharcados por causa da chuva, outros estão secos. Isso irá influenciar nos números estaduais, mas não deve impactar significativamente os resultados nacionais”, comenta. Segundo os números da Expedição, Piauí e Maranhão respondem por cerca de 4% da produção nacional de soja.

Para os produtores afetados, contudo, os prejuízos com as perdas na lavoura tem peso grande e podem chegar a milhões de reais no Maranhão e Piauí, novas fronteiras agrícolas onde a produção de grãos está crescendo vertiginosamente. Em algumas regiões do cerrado nordestino, lavouras enfrentaram mais de um mês de sol forte. Produtores da Serra do Quilombo, no Piauí, aguardam ansiosos pela chuva. Entre os veranicos que atingiram a região, somam-se mais de 60 dias de seca.

Balanço

Para o coordenador da Expedição, o Rally foi uma boa oportunidade dos produtores dos dois estados verificarem o que está ocorrendo nas lavouras vizinhas. “Conhecer o manejo e o mercado, além das possíveis soluções para os problemas pontuais, colabora para que o produtor tenha base para a tomada de decisões”, afirma Ferreira.

Entre os meses de janeiro e fevereiro, o Rally Ceagro/Expedição Safra promoveu cinco dias de campo itinerantes, em Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão e Piauí, novas fronteiras agrícolas brasileiras. Somando os eventos, o Rally reuniu mais de 600 pessoas, entre representantes de todos os elos da cadeia produtiva, mas principalmente produtores de grãos que tiveram contato com novas tecnologias e, especialmente, a oportunidade de trocar experiência com outros agricultores. 

“Focamos no que realmente interessa para o produtor, informação técnica de qualidade e sem filtros, que pode ser aplicada de forma real na propriedade. O mais importante é que os participantes se interessam, a participação aumenta a cada etapa. No ciclo passado foram 400 pessoas, esse ano já foram 600”, explica Cassiano Prado, diretor comercial da Ceagro/Los Grobo.

Fonte: CNC Comunicação

◄ Leia outras notícias