Outros

Mapito é a nova fronteira de desenvolvimento do País, diz Dilma

Região, que abrange parte do Maranhão, Piauí e Tocantins, tem vocação para agricultura moderna


Publicado em: 21/01/2013 às 13:10hs

Mapito é a nova fronteira de desenvolvimento do País, diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta, dia 18, – durante discurso em São Julião – cidade a 380 quilômetros de Teresina (PI) – que a região do “Mapito”, que compreende parte dos Estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, é a nova fronteira de desenvolvimento do País, a exemplo do que foi o Centro-Oeste nas últimas décadas. Segundo ela, investimentos maciços precisam ser feitos em infraestrutura, incluindo rodovias e ferrovias, para que todo o potencial seja aproveitado.

“Muita gente vai ao meu gabinete, muitos empresários, muitas associações, e sempre eu tenho ouvido uma fala: “Presidente, o Brasil tem um novo… uma grande perspectiva. Presidente, tem uma região do Brasil que vai ser uma das regiões mais ricas do Brasil. Presidente, vamos cuidar, vamos cuidar, presidente, do Mapito.” Em sua fala, Dilma disse, ainda, que “2013 será um ano em que nós teremos aquele crescimento sério, sustentável e sistemático”.

Agricultura, a vocação do Mapito

A região do Mapito, que também engloba o oeste da Bahia, tornando-se assim o “Mapitoba”, deverá apresentar aumento elevado da produção de grãos nos próximos anos. Projeções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) indicam que essa região deverá produzir próximo de 20 milhões de toneladas de grãos em 2022. No ciclo 2011/12, o Mapitoba produziu 13,9 milhões de toneladas.

Para se ter ideia do potencial da região, na temporada 2002/03 a safra era de 7,3 milhões. Ou seja, a colheita praticamente dobrou. Segundo o Mapa, o Mapitoba têm áreas com características essenciais para a agricultura moderna. São planas e extensas, solos potencialmente produtivos, disponibilidade de água, e clima propício com dias longos e com elevada intensidade de sol.

Fonte: Sou Agro

◄ Leia outras notícias