Outros

Logística da safra e normas de qualidade são destaques no Simpósio de Pós-Colheita de Grãos

O "VII Simpósio Paranaense de Pós-colheita de Grãos e VI Simpósio Internacional de Grãos Armazenados" tem início nesta quarta-feira, 15 de agosto de 2012, com debate sobre a infraestrutura e logística do agronegócio brasileiro e comercialização de grãos na Argentina


Publicado em: 15/08/2012 às 14:30hs

Logística da safra e normas de qualidade são destaques no Simpósio de Pós-Colheita de Grãos

O Simpósio é uma promoção da Associação Brasileira de Pós-Colheita (ABRAPOS) e,  nesta edição,  é realizado pela Embrapa Soja com colaboração de cooperativas do Paraná.
 
A palestra “Agronegócio brasileiro,  alavanca no mercado interno – oportunidades e desafios”, ministrada pelo consultor da  Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, Luiz Antonio Fayet, marca o início dos trabalhos. Fayet irá relatar sua experiência com a logística brasileira, reforçando como está o Brasil em termos de transporte, rodovias, ferrovias e portos,  escoamento e exportação de grãos.
 
“Por exemplo, em relação à navegação  entre  portos, a legislação precisa ser alterada de forma a garantir a competitividade sistêmica da economia nacional, separando-se os incentivos que venham a ser concedidos à construção naval da navegação de cabotagem”, destaca  o  consultor  da CNA.  A palestra  também irá ressaltar onde os recursos estão sendo investidos e onde é  necessário maior investimento.
 
Finalizando a programação técnica do dia,  o Simpósio trará  a palestra sobre a “Comercialização de grãos na Argentina e as normas de qualidade”,  proferida por Salvador Addamo da Associação Argentina de Pós-Colheita de Grãos –APOSGRAN. “A proposta desta palestra é proporcionar a troca de experiências e conhecimento entre o Brasil e a Argentina no que se refere à qualidade da produção de grãos, trazendo benefícios para os dois países. Sem dúvida é também uma oportunidade única de interação entre a ABRAPOS e a APOSGRAN”, ressalta o coordenador do evento e pesquisador da Embrapa Soja,  Marcelo Alvares.

Fonte: Embrapa Soja

◄ Leia outras notícias