Outros

Já estão abertas as inscrições para o III Seminário de Agroecologia no Distrito Federal

Evento vai reunir agricultores, estudantes e técnicos ligados à pesquisa, ensino e extensão rural para discutir ações estratégicas em prol da produção agrícola sustentável no DF e entorno


Publicado em: 08/11/2012 às 14:30hs

Já estão abertas as inscrições para o III Seminário de Agroecologia no Distrito Federal

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, a partir de duas de suas 47 unidades de pesquisa – Recursos Genéticos e Biotecnologia e Hortaliças (ambas localizadas no DF)-, a Emater – DF e a Universidade de Brasília – UnB promovem no período de 20 a 22 de novembro, no Campus da UnB em Planaltina, o III Seminário de Agroecologia no Distrito Federal. O evento tem como objetivo criar um espaço de articulação, discussão e troca de experiências entre diferentes setores da sociedade para formular ações estratégicas em agroecologia no DF. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na página da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, no link: http://www.cenargen.embrapa.br/_comunicacao/2012/evento_3seminarioAgroecologiaDF.html, onde também estão disponíveis mais informações sobre o Seminário.

O termo agroecologia surgiu na década de 1970 como um campo de produção científica preocupado com a aplicação direta de seus princípios na agricultura, organização social e estabelecimento de novas formas de relação entre a sociedade e a natureza. Atualmente pode ser entendido como a sistematização de esforços para produzir um modelo de agricultura tecnológico abrangente, socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente sustentável.

A Emater-DF e a Embrapa desenvolvem desde 2007 projetos conjuntos com o objetivo de apoiar os agricultores familiares do DF e entorno na transição agroecológica de suas propriedades agrícolas, o que significa adequar os sistemas de produção tradicionais às bases ecológicas exigidas pelo mercado atual. Essa concepção de desenvolvimento baseada na sustentabilidade é feita de forma participativa com os agricultores a partir de modelos tecnológicos menos agressivos ao meio ambiente visando à produção de alimentos limpos.

Segundo o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Edison Sujii, que é um dos organizadores do Seminário junto com os também pesquisadores Carmem Pires e Lucas Machado, a realização do Seminário é mais uma ação conjunta das instituições em prol da construção de estratégias de desenvolvimento rural que promovam cidadania, equidade, justiça e bem estar social no campo.

“A agroecologia é uma nova matriz tecnológica com ampla aplicação de conceitos e princípios ecológicos no desenho e manejo dos agroecossistemas e maior autonomia dos agricultores”, explica Sujii. A partir dessa matriz, a utilização dos recursos naturais deve ser conjugada com a responsabilidade de preservá-los. O enfoque agroecológico deve ser priorizado no trabalho dos agricultores e instituições para garantir a segurança alimentar das gerações atuais e futuras.

Durante o III Seminário de Agroecologia do Distrito Federal acontecerão conferências, mesas redondas e rodas de prosa, além de oficinas técnicas e de discussão para a formulação de ações estratégicas em agroecologia no DF e entorno. Os trabalhos podem ser submetidos na forma de resumos ou relatos de experiências e os selecionados serão apresentados nas sessões orais e de pôsteres.

“O objetivo é incentivar a troca de conhecimento e experiências externas que possam ser utilizadas como referências metodológicas e científicas na transição dos sistemas de produção atuais do DF e entorno para estilos de agricultura de base ecológica e verdadeiramente sustentáveis”, finaliza o pesquisador.

O III Seminário de Agroecologia do DF acontece no período de 20 a 22 de novembro, no Campus da UnB em Planaltina, DF. Para se inscrever ou obter mais informações, acesse o site: http://www.cenargen.embrapa.br/_comunicacao/2012/evento_3seminarioAgroecologiaDF.html

Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

◄ Leia outras notícias