Outros

Irrigação em grãos: tecnologia fundamental para agricultores irrigantes e futuros irrigantes

O programa "Tempo e Dinheiro", do canal Notícias Agrícolas, é apresentado pelo jornalista João Batista Olivi, que atuou em importantes veículos de comunicação do país, como o jornal O Estado de S. Paulo, na Central Globo de Jornalismo como repórter especial do Fantástico, repórter especial do SBT e também é o fundador do Notícias Agrícolas, portal que detém um dos maiores índices de confiança entre os agricultores


Publicado em: 22/09/2023 às 14:30hs

Irrigação em grãos: tecnologia fundamental para agricultores irrigantes e futuros irrigantes

Um dos quadros do programa, o "Momento Irrigação", aborda temas relevantes para o produtor rural, como aumento de produtividade, rentabilidade e economia de recursos com o uso da irrigação. Nos conteúdos deste mês, os especialistas da Netafim demonstram como a tecnologia de irrigação está fazendo a diferença nas fazendas de grãos e fibras.

O programa Tempo e Dinheiro é apresentado pelo jornalista João Batista Olivi. Formado pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo/SP, atuou em importantes veículos de comunicação do país, como o jornal O Estado de S. Paulo, na Central Globo de Jornalismo como repórter especial do Fantástico, repórter especial do SBT e também é o fundador do Notícias Agrícolas, portal que detém um dos maiores índices de confiança entre os agricultores. Pesquisas apontam seu nome como o jornalista de maior identificação com os produtores rurais brasileiros.

Os episódios exploram diversos temas relacionados à irrigação por gotejamento em grãos, fornecendo informações valiosas aos agricultores. Um dos assuntos abordados é o sistema de irrigação localizada subterrânea, que consiste em uma rede de tubos enterrados no solo, proporcionando uma distribuição precisa da água diretamente nas raízes das plantas, evitando perdas significativas por evaporação. “Esse sistema ajuda a economizar água, o que é essencial em um país onde a escassez hídrica é uma realidade. Além disso, também contribui para a economia de energia, fator fundamental para a sustentabilidade da produção agrícola”, destaca o gerente agronômico da Netafim, Danilo Silva.

Outro ponto apresentado foram as vantagens da utilização do sistema de irrigação por gotejamento como complemento a irrigações mais tradicionais, como o pivô central. O sistema de pivô central é amplamente utilizado nos cultivos de grãos e fibras, contudo com a harmonização de sistemas de irrigação é possível obter a produção uniforme em 100% da área, trazendo manejos mais eficientes para os produtores.

“É fundamental considerar fatores como o tipo de solo, a cultura a ser irrigada, a disponibilidade de água e os objetivos do produtor ao planejar um sistema de irrigação. Com um projeto de gotejamento bem elaborado, é possível otimizar o uso da água e garantir a aplicação de nutrientes e defensivos de maneira pontual com economia de recursos”, explicou William Damas, coordenador agronômico da Netafim.

A Netafim, empresa israelense reconhecida mundialmente no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias de irrigação, é apresentada como uma referência em pioneirismo e liderança. Com soluções inovadoras, a Netafim tem sido fundamental para avançar e aprimorar as práticas de irrigação em todo o mundo.

Pensando no atual cenário agrícola, onde a eficiência no uso da água e a sustentabilidade são cada vez mais importantes, esses conteúdos são indispensáveis para agricultores irrigantes e para aqueles que têm o objetivo de adotar essa prática no futuro. Acompanhar as informações compartilhadas nesses vídeos é essencial para garantir um manejo eficiente da água, aumentar a produtividade e se destacar no mercado agrícola.

Fonte: Netafim

◄ Leia outras notícias