Outros

Introdução de cultivares melhoradas de mandioca beneficia famílias de Restinga Seca

Cerca de 120 famílias das comunidades rurais de Restinga Seca, no Jacuí Centro, foram beneficiadas por uma iniciativa da Emater/RS-Ascar, em parceria com o Centro de Pesquisa Emílio Schenk, unidade da Fepagro em Taquari e a Secretaria Municipal da Agricultura, na introdução de cinco cultivares melhoradas de mandioca nas propriedades de agricultores


Publicado em: 29/10/2012 às 17:50hs

Introdução de cultivares melhoradas de mandioca beneficia famílias de Restinga Seca

As manivas (caules do pé de mandioca) dessas variedades foram multiplicadas no horto municipal no ano agrícola 2011/2012. “As variedades Vassourinha, Paulista, São José, Estrangeira e Aceguá foram selecionadas por estarem entre as principais mandiocas de mesa plantadas no Rio Grande do Sul”, explica o extensionista do escritório da Emater/RS-Ascar de Restinga Seca e coordenador da atividade, engenheiro agrônomo Alencar Junior Zanon.

A distribuição das mudas para agricultores familiares e remanescentes de quilombolas do município ocorreu entre agosto e setembro de 2012. “As variedades disponibilizadas foram testadas e avaliadas quanto ao tempo de cozimento, maciez, facilidade para descascar, aparência geral, sabor e produtividade”, diz Zanon.

Segundo o técnico da Emater/RS-Ascar, a raiz da mandioca é rica em amido, sendo utilizada na alimentação humana como fonte primária de energia, minerais (cálcio, fósforo e ferro) e vitaminas do complexo B, principalmente a Niacina, que estimula o apetite, promove o crescimento e conserva a saúde da pele. “Além disso, a parte aérea da mandioca pode ser utilizada para a alimentação de animais”, acrescenta Alencar.

Para Carmen Ivete Michalski, extensionista local de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar, a ação promove a segurança e soberania alimentar. “A cultura da mandioca contribui para o suprimento alimentar das famílias rurais e pode ser alternativa de diversificação de renda”, afirma.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias