Outros

Incremento de boro pode ser diferencial no cultivo de canola

Fonte de liberação rápida e outra gradual de boro auxilia canola nas fases de floração e enchimento dos grãos


Publicado em: 27/03/2024 às 15:50hs

Incremento de boro pode ser diferencial no cultivo de canola

Uma boa opção como cultivo de inverno, a canola se encaixa no sistema de produção do Rio Grande do Sul - principal produtor da oleaginosa no país. Diferente dos cereais de inverno como trigo e aveia, por ser uma oleaginosa, possibilita a quebra no ciclo de pragas e doenças, sendo boa opção para rotação de culturas e melhorando a estrutura do solo. Porém, a planta não aceita terrenos ácidos e tem uma necessidade de boro muito alta, sendo gravemente afetada pela deficiência desse micronutriente.

Nesse cenário, uma solução encontrada para o cultivo da canola foi o uso de fertilizantes minerais desenvolvidos em Santa Catarina pela MaxiSolo Nutrição Vegetal. Para suprir a demanda por boro, a empresa traz o fertilizante mineral misto SulfaBor, que é composto por uma fonte de liberação rápida e outra de liberação gradual. Com eficiência aumentada, o multinutriente fornece boro, cálcio e enxofre, ao longo de todo o ciclo.

“Na canola, a demanda por boro é maior durante as fases de florescimento e enchimento dos grãos, visto que a deficiência desse micronutriente restringe o crescimento do tubo polínico, o que justifica a maior necessidade de boro na fase reprodutiva”, explica o especialista em solo e gerente de marketing da MaxiSolo, Caio Kolling.

A cultura da canola ainda possui uma grande demanda de nitrogênio e enxofre. A alta demanda da cultura por enxofre está relacionada, não só para o aumento de produtividade, mas para elevar o teor de óleo nos grãos e proporcionar boa qualidade das sementes. “Por isso a tecnologia da MaxiSolo é tão interessante com a dinâmica de boro rápido e gradual, que ao contrário de fontes puras consegue liberar o boro gradativamente até no período reprodutivo”, acrescenta Caio.

O SulfaBor é uma tecnologia que promove o condicionamento do solo e, consequentemente, a planta exerce um melhor enraizamento, permitindo que sua raiz atinja camadas mais profundas no solo.

A tecnologia integra a Linha Especialidades da MaxiSolo, que reúne também os fertilizantes minerais mistos KBmaxi e SKBmaxi. “Devido às suas características, além da liberação dos nutrientes de modo inteligente, há uma menor perda por lixiviação. Isso significa um maior aproveitamento de cada componente e, por consequência, benefícios como eficiência produtiva, redução de custos e maior rentabilidade”, destaca ainda o especialista.

Fonte: AgroUrbano Hub Comunicação

◄ Leia outras notícias