Publicado em: 30/07/2013 às 12:20hs
“O distribuidor precisa se reinventar. O mercado é dinâmico e muda muito rapidamente. Somente terá sucesso no futuro aquele que agregar serviços, ampliar sua área de atuação, profissionalizar sua gestão e melhorar sua infraestrutura de logística”, ressalta Marco Antonio Nasser de Carvalho, presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV), durante o III Congresso ANDAV, realizado em São Paulo.
“Nos países desenvolvidos, a área de serviços representa mais em rentabilidade que a produção. Esse é o caminho a ser perseguido pelo distribuidor de insumos agropecuários do Brasil”, assinala Matheus Alberto Cônsoni, da consultoria Markestrat, palestrante do III Congresso ANDAV.
“Não tenho dúvidas de que o sucesso na distribuição, assim como na indústria de insumos, está na verticalização de produtos e serviços e na valorização do bem mais caro: os clientes”, ressalta Laercio Giampani, CEO da Syngenta, que participou do painel sobre o futuro da distribuição de insumos agrícolas e veterinários no Brasil.
Rodrigo Santos, presidente da Monsanto, destacou a necessária parceria entre indústria, distribuidores e produtores rurais para puxar os índices de eficiência no país. “Precisamos evoluir sempre, pois o futuro traz novos desafios”, assinalou.
“A indústria precisa do distribuidor assim como este precisa da indústria. O alinhamento constante dessa parceria potencializa o negócio de ambos, proporcionando resultados positivos para país”, disse Antonio Carlos Zem, presidente da FMC, no III Congresso ANDAV.
“Os desafios do mercado exigem que indústria e distribuidores somem forças. Um elo fortalece o outro, levando mais e melhores produtos e serviços aos agricultores”, completou Cleiton Mesquita Vargas, diretor comercial da Yara Fertilizantes.
O III Congresso ANDAV segue até a 4ª. Feira, dia 31 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Mais informações: www.congressoandav.com.br.
Fonte: Texto Assessoria de Comunicação
◄ Leia outras notícias