Publicado em: 24/02/2012 às 13:10hs
O IGC, em relatório mensal, aumentou sua estimativa para a produção global de trigo em cinco milhões de toneladas, para um recorde de 695 milhões, refletindo, em parte, estimativas maiores para as safras do Cazaquistão, Índia e Austrália.
"Apesar de o consumo total estar crescendo mais rápido que o ritmo médio, os estoques globais estão projetados para subir para 211 milhões de toneladas, superando o recorde anterior de 1999/2000", disse ele.
A produção de trigo no Cazaquistão foi projetada em 22,7 milhões de toneladas, contra a estimativa anterior de 22 milhões e mais que o dobro da temporada anterior, com 10 milhões de toneladas.
O IGC disse que o uso de trigo para ração totalizaria 131 milhões de toneladas, maior volume desde o início dos anos 90, impulsionado pelos preços atrativos na comparação com o milho.
AUMENTO DA ÁREA DE TRIGO
O IGC também disse que a área global de plantio de trigo deve aumentar em 1,5 por cento na colheita 2012/13, incluindo ganhos na América do Norte e na ex-União Soviética.
"Embora as safras estejam, na maioria, se desenvolvendo bem no hemisfério norte, a seca continua trazendo preocupação em partes dos EUA e da Ucrânia", disse o IGC.
"O rendimento médio pode não atingir a máxima do ano passado e, por isso, a produção global foi projetada para recuar em 15 milhões de toneladas, para 680 milhões", acrescentou ele.
SAFRA DE MILHO
O IGC também elevou sua estimativa para a safra global de milho em 2011/12, em 3 milhões de toneladas, para 864 milhões.
As revisões altistas mais significativas foram para Ucrânia e Brasil, enquanto a perspectiva para a safra argentina é de queda.
"Uma severa seca reduziu os rendimentos na América do Sul, especialmente na Argentina, mas o Brasil continua no caminho para produção de uma safra recorde", disse o IGC.
O órgão previu que a área global para plantio de milho este ano aumentaria em 0,6 por cento, para um recorde de 167 milhões de hectares, observando que o plantio começa em breve no hemisfério norte.
As importações de grãos do Irã em 2011/12 foram revisadas para cima, para 5,2 milhões de toneladas, ante 4,5 milhões de toneladas previstas anteriormente e contra 4,2 milhões da temporada passada.
O Irã aumentou suas compras de trigo no mercado internacional esta semana, levando o total comprado este mês para quase 2 milhões de toneladas, enquanto busca enfrentar as sanções ocidentais, que se opõem a suas ambições nucleares.
Fonte: Reuters
◄ Leia outras notícias