Publicado em: 14/02/2012 às 17:10hs
Além de apresentar inovações em tecnologias de campo - grande diferencial da região e um dos principais focos do evento – promover a exposição de animais e eventos pecuários, e a demonstração dos mais modernos equipamentos e maquinários agrícolas, ainda reunirá diversas cooperativas paulistas e paranaenses, neste que será o “Ano Internacional do Cooperativismo”.
A Cooperativa Agroindustrial Holambra, com sede no município de Paranapanema (SP) e com unidades de beneficiamento em Itapeva (SP) e Taquarivaí (SP), é uma das que, pelo segundo ano consecutivo, vai mostrar o trabalho e a história do grupo de agricultores imigrantes holandeses. Para o presidente da cooperativa, Simon Veldt, o evento é uma oportunidade para apresentar o funcionamento da cooperativa e fazer contatos profissionais. “Através da Agrovia, que é uma feira local, conseguimos nos apresentar ao público da região e mostrar que estamos à disposição para receber novos cooperados e também não cooperados, que queiram comprar insumos, secar ou vender sua produção com as vantagens do cooperado Holambra”, diz.
Simon conta ainda que o sistema cooperativo está se consolidando cada vez mais no Brasil. “Por meio de cooperativas organizadas e fortes, o produtor consegue ser competitivo e ter a segurança na hora de comercializar sua produção. Como são gerenciadas por uma conselho de administração de produtores, sempre há o interesse de atender de forma eficiente, correta e honesta aos produtores”, explica.
Durante a AGROVIA, pequenos, médios e grandes produtores terão acesso a informações e poderão associar-se a cooperativas. “Estamos abertos à participação de novos cooperados, sejam pequenos, médios ou grandes. Os produtores podem avaliar as vantagens de trabalhar com cooperativas e, se houver interesse, podem associar-se. A vantagem para os pequenos é justamente poder usufruir uma estrutura de grandes para ter a mesma vantagem competitiva que eles”, conta.
“A Agrovia tem mostrado um crescimento ano a ano na sua organização, número de expositores e de visitantes. Acredito que a feira está se amadurecendo cada vez mais, ajudando a alavancar a agricultura do sudoeste paulista”, acrescenta Simon.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) também já confirmou a presença. No espaço, serão divulgadas ações que visam à promoção de desenvolvimento do cooperativismo de forma integrada e sustentável e os trabalhos de assessoria para as cooperativas, estimulando a competitividade e a melhora da qualidade de vida dos cooperados, empregados e familiares.
As cooperativas Castrolanda e Capal também já estão com espaços reservados. De acordo com Grace Caribé, diretora da Live&Motion, organizadora do evento, a presença de grandes cooperativas de São Paulo e Paraná consolida a Agrovia como um ponto de encontro para profissionais, empresários e produtores rurais para o teste de tecnologias, conhecimento de novos produtos, troca de informações e estabelecimento de novas parcerias. “A feira é um pólo de divulgação e promoção do que a região é capaz de produzir, não só em culturas, como soja, trigo, milho, batata, feijão, laranja, mas, especialmente, em tecnologia no campo”, ressalta Grace.
Além das demonstrações e plantio de grãos, a AGROVIA 2012 trará informação e tecnologia para a produção de frutas e hortaliças. A feira, que recebe expositores e visitantes de diversas partes do país, é cercada por boas estradas e cidades com ótimas estruturas comerciais e hotelereiras.
www.agroviasp.com.br.
Fonte: Assessoria de imprensa AGROVIA
◄ Leia outras notícias